Bocalom visita obras de pontes e reforça compromisso com desenvolvimento da zona rural
Publicado em 26/01/2026
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado do secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, realizou neste domingo (25), uma visita técnica às obras de pontes construídas pela Prefeitura de Rio Branco em diversas comunidades rurais. As estruturas, executadas com recursos próprios do município e acompanhadas pela Secretaria de Agropecuária, já estão sendo entregues e beneficiam diretamente centenas de famílias.
A ação integra um amplo programa de infraestrutura voltado à melhoria dos ramais e à eliminação de pontos críticos que, há décadas, dificultavam o deslocamento dos moradores e o escoamento da produção agrícola.
Ação integra amplo programa de infraestrutura voltado à melhoria dos ramais e à eliminação de pontos críticos que, há décadas, dificultavam o deslocamento dos moradores e o escoamento da produção agrícola. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Durante a visita, o prefeito Tião Bocalom ressaltou o empenho da gestão em fortalecer o setor produtivo rural e garantir segurança e mobilidade nas vias que atendem produtores e comunidades.
“Para nós é um motivo de orgulho dizer que a nossa gestão tem compromisso com o homem do campo. Hoje é domingo, já está dando uma chuvinha, mas estamos aqui para verificar o que está acontecendo. Esta é uma das três pontes que a prefeitura está pagando com recursos próprios, todas de alvenaria. Uma obra bonita, bem feita e feita para durar uma vida inteira. Estamos vencendo o grande desafio dos ramais e das pontes”, explicou.
Prefeito ressaltou o empenho da gestão em fortalecer o setor produtivo rural e garantir segurança e mobilidade nas vias que atendem produtores e comunidades. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito lembrou que Rio Branco possui mais de 2.500 km de ramais e que mais de 100 pontes precisam ser estruturadas para garantir o pleno funcionamento das rotas rurais. Ele destacou ainda o reforço de emendas parlamentares que viabilizarão novas obras.
“Já estamos concluindo a sétima ponte da prefeitura. Teremos mais três pontes com recursos de emenda do deputado Adriano e mais doze pontes através do Deracre, via emenda do senador Márcio Bittar. Devagarzinho, esse grande desafio está sendo vencido”, disse.
O secretário de Agropecuária, Eracides Caetano, explicou a importância da nova ponte para as regiões do Limoeiro, Colibri e Bagaço — áreas com grande número de famílias que antes sofriam com o isolamento nos períodos de chuva. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O secretário de Agropecuária, Eracides Caetano, explicou a importância da nova ponte para as regiões do Limoeiro, Colibri e Bagaço — áreas com grande número de famílias que antes sofriam com o isolamento nos períodos de chuva.
“Aqui sempre foi um ponto crítico. Antes, em época de cheia, a água chegava à cintura dos moradores e até aos ombros. Agora, com essa ponte de qualidade, o isolamento acabou. São mais de 500 famílias que dependem dessa estrada. Hoje, o acesso é seguro e contínuo”, frisou.
Elisabete Souza, moradora e produtora rural da região, celebrou o avanço. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A obra atende a uma reivindicação antiga da comunidade, que há mais de 30 anos aguardava uma ponte com estrutura definitiva.
Elisabete Souza, moradora e produtora rural da região, celebrou o avanço. “Antigamente, os produtores passavam com água na cintura, muitas vezes até nos ombros. Agora, depois da ponte, isso acabou. A chuva sobe, mas não cobre mais a ponte. A comunidade está de parabéns. Nunca tivemos uma ponte dessa estrutura aqui”, salientou.
“O aterro ficou ótimo. Tiramos um grande problema das costas junto com a prefeitura. Só gratidão”, evidenciou o presidente da Associação do Limoeiro, Antônio Eliandro de Sousa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O presidente da Associação do Limoeiro, Antônio Eliandro de Sousa, também destacou o impacto positivo. “A comunidade está muito agradecida. É uma obra definitiva. O aterro ficou ótimo e agora falta apenas uma camada de piçarra. Tiramos um grande problema das costas junto com a prefeitura. Só gratidão”, evidenciou.
Produtor rural há mais de 50 anos, João Vieira da Silva reforçou a importância da ponte para o escoamento da produção. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Produtor rural há mais de 50 anos, João Vieira da Silva reforçou a importância da ponte para o escoamento da produção.
“A ponte foi uma bênção. Antes, todo ano era transtorno. Agora, acabou o problema. Quem mora em Colibri, Bagaço, Baguá, todos dependem dessa ponte para chegar a Rio Branco. O prefeito está de parabéns”, afirmou.
Novas pontes e melhorias nos ramais fazem parte de um pacote de ações estratégicas que, segundo a gestão municipal, continuará avançando com planejamento, parcerias e recursos próprios. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A Prefeitura de Rio Branco segue investindo em infraestrutura rural, garantindo segurança, mobilidade, geração de renda e valorização do homem do campo. As novas pontes e as melhorias nos ramais fazem parte de um pacote de ações estratégicas que, segundo a gestão municipal, continuará avançando com planejamento, parcerias e recursos próprios.