21.6 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Bocalom vai decretar situação de emergência na Estação de Tratamento (ETA) I, para evitar o colapso no abastecimento de água na cidade

Atualizada em 28/12/2024 09:07

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom participou de uma reunião de alinhamento com a direção do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Defesa Civil e representantes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação e Urbanismo. Em pauta, a recuperação de imediato da Estação de Tratamento de Água ETA l.

A grande preocupação dos gestores e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), é com a elevação e retração do rio Acre, que movimenta o solo da região, comprometendo a estrutura da ETA, podendo levar ao colapso do sistema de abastecimento pela estação de tratamento.

“Uma vez que o rio Acre está enchendo e essa retração que ele pode ter, aí complica ainda muito mais e agrava a situação da ETA 1. Então, para que nós não tenhamos prejuízo e a população em abastecimento de água, nós estamos buscando todos os meios de recursos para poder minimizar todos os impactos que são as erosões e movimentação de massa”, explicou o coordenador da Comdec, tenente coronel Claúdio Falcão.

Na reunião foi pactuado o uso de um recurso no valor de quase 9 milhões de reais, previsto para o estado por meio de um termo de compromisso com o governo federal para a modernização da ETA I.

“Estamos terminando o projeto, vamos orçar e submeter a caixa, como é um recurso Federal precisa do anúncio da caixa, e a tratativa que nós temos, a determinação do governador Gladson Cameli, é que até o final de janeiro, nós já estejamos com a empresa contratada”, disse o secretário de Habitação e Urbanismo, Egleuson Santiago.

Para dar mais agilidade na liberação dos recursos, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom pretende decretar situação de emergência na ETA, para tentar evitar o colapso no abastecimento.

“Nós tivemos um problema sério na ETA II,  já empenhou o recurso, se Deus quiser a gente vai resolver o problema da ETA II, aí veio o problema da ETA I, e aí como o governo do Estado tem um recurso já garantido do governo federal, então nós vamos aqui fazer essa conversa, porque nós vamos decretar a situação de emergência, e aí é a hora em que o governo do Estado entra com o recurso que tem para poder fazer a recuperação, ou seja, a implantação de uma nova estação de tratamento, porque realmente 40% da cidade depende dessa estação de captação e tratamento. É muito importante. Eu estou feliz com essa conversa com o coronel Ricardo, com o secretário Egleuson, mais o coronel Ricardo, sua equipe toda, onde ficou definido que esse recurso que o governo do estado já tem vai colocar à disposição para a gente recuperar a nossa ETA 1 para que a nossa população não sofra de repente um caos muito grande pela falta de água” concluiu o prefeito.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Cesta básica no Acre aumenta 7,49% em abril, quando comparado com janeiro, diz Fecomércio

Marcio Nunes

Noite trágica: Jovem empresário Rodrigo Pires morre em acidente na rodovia Ac-40

Marcio Nunes

Presidente do INSS e senador Petecão anunciam melhorias no atendimento em Sena Madureira e outros municípios do Acre

Jamile Romano

Influenciadora Juh Vellegas se envolve em acidente de carro em Rio Branco

Jamile Romano

MPAC se reúne com Prefeitura de Rio Branco para tratar sobre o Programa “1001 Dignidades”

Jamile Romano

Em Assis Brasil, Deracre constrói ponte de 72 metros no ramal Icuriã

Marcio Nunes