23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Bocalom sanciona lei que proíbe nomeação de condenados por violência doméstica, sexual e outros crimes em Rio Branco

Publicado em 17/10/2025

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sancionou nesta sexta-feira, 17 de outubro, a Lei Municipal nº 2.598, publicada no Diário Oficial do Estado, que proíbe a nomeação de pessoas condenadas por crimes como violência doméstica, crimes sexuais e outras infrações graves para cargos públicos na capital acreana. A norma passa a valer imediatamente.

A nova legislação altera a Lei nº 2.560, de autoria da vereadora Elzinha Mendonça, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada em abril deste ano. Com a mudança, a lista de crimes que impedem a nomeação foi ampliada.

Estão incluídos entre os impedimentos condenações por violência doméstica e familiar contra a mulher, com base na Lei Maria da Penha, bem como crimes contra a dignidade sexual, como estupro e assédio, previstos no Código Penal. A nova lei também abrange crimes de racismo, tráfico de drogas e delitos contra crianças e adolescentes, como abandono, maus-tratos e exploração sexual.

A proibição vale para todas as esferas da administração pública municipal, tanto direta quanto indireta, incluindo autarquias e fundações.

Com a sanção, Rio Branco dá mais um passo no fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção de mulheres, crianças e grupos vulneráveis, além de promover mais rigor na nomeação de agentes públicos.

Veja a nova redação da lei:

Lei municipal

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo homenageia Asas no 4º Encontro dos Supermercadistas do Acre por contribuir com fortalecimento da indústria acreana

Raimundo Souza

Rio Branco suspende credenciamento para construção de 544 moradias populares

Kevin Souza

Acre da início a operação de combate a queimadas e desmatamento

Jamile Romano

RH Itinerante de Gestão de Pessoas em Cruzeiro do Sul encerra primeiro dia com auditório lotado

Redacao

EUA poderiam bloquear GPS no Brasil? Entenda como funciona sistema de geolocalização

Raimundo Souza

Ministério da Saúde esclarece informações falsas sobre compra de testes da Fiocruz

Jamile Romano