30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
ColunistasPanorama Político

Bocalom define equipe e mantém a maioria da equipe que ajudou a construir sua reeleição

Atualizada em 06/01/2025 10:31
Em entrevista coletiva na manhã deste sábado, 04, no auditório da Prefeitura de Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom (PL) apresentou os novos secretários e detentores de outros cargos que compõem o chamado primeiro escalão. Mais de 80% dos secretários que compuseram a gestão anterior, foram confirmados no segundo mandato do prefeito, entre os quais o secretário de Gabinete, Valtim José; o secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira; secretário de Finanças, Wilson Leite, além do ex-vereador Moção Marcos Luz, na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e Renan Bit, na Secretaria de Saúde, além de Faviane Agustini Stedille, na Seretaeia de Meio Ambiente (Semeia)
As nomeações foram oficializadas em uma edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE). Entre as mudanças, destaca-se a substituição da atual secretária de Educação, Nabiha Bestene, pelo secretário adjunto José Paulo de Paula Machado, interinamente. Na lista
Bocalom lembrou que seu principal objetivo foi manter a equipe que vem funcionando bem. “Uma mostra do que a gente quer melhorar, ainda mais a qualidade dos serviços prestados à nossa população. Por isso, optamos por isso optei por não fazer muitas mudanças. Isso é o que a gente está demonstrando hoje aqui, né, na nomeação desse secretário. Estamos, neste momento, apresentando a base da equipe.
Claro que ainda faltam alguns nomes.
Quanto às especulações em torno das mudanças, Bocalom foi claro e objetivo: “Se a população nos deu uma vitória de 55% no primeiro turno, então mostra que a população estava contente com a gestão”. Segundo ele, “aquilo que está dando certo, não se mexe. A proposta é manter os acertos, especialmente nas pastas que já mostraram bons resultados. Em relação a ex-secretária municipal de Educação, professora Nabiha Bestene, Bocalom disse o seguinte: “Bom, primeiro de tudo, quero dizer que ninguém saiu até agora, porque todas as pastas não foram montadas. Então, qualquer conversa nesse sentido é meramente especulação. Todos que estão fora podem ainda retornar. Acontece que nós temos pastas ainda vazias e que estamos avaliando o que a gente vai fazer com cada um”, afirmou.
Fim da linha
Chegou o fim da linha para os petistas-esquerdistas que há maia de 20 anos reinam na Secretaria Municipal de Educação. O secretário interino, pastor Paulo Machado tem carta branca do prefeito Tião Bocalom (PL) para fazer o que precisa ser feito no sentido de acabar com a banca dos que, mesmo ocupando cargos de confiança trabalharam contra a educação e o prefeito.
Traição
Dos cinco cargos estratégicos na Secretaria Municipal de Educação, que contam no organograma da Seme, apenas um estava fechado com o prefeito. Os demais, além de fazerem campanha abertamente para o candidato de oposição, ainda ficavam a atacar o prefeito nas rodinhas de conversas. Eles agora voltaram a atuar em sala de aula apenas com o salário de educador, em as vantagens que os cargos proporcionavam.
São folgados
Os esquerdistas do Acre são muito folgados. Não abrem mãos de fazer campanha para os candidatos de esquerda de plantão, mas adoram ocupar cargos estratégicos nos governos de direita. Assim é bom, é uma maravilha. Ainda querem passar para opinião pública que são responsáveis pelo sucesso obtido pela educação municipal em nível nacional. Os resultados foram graças aos integrantes do ensino fundamental e, claro, os professores.
Armação
Militantes do PT, aliados incondicionais dos candidatos de esquerda que ocupavam cargos importantes na Seme, participaram de reuniões e fizeram gravações para tentar prejudicar o prefeito Tião Bocalom e beneficiar os candidatos de oposição na reta final da campanha, usando a demissão de professores e mediadores de autistas. Claro que a armação não surtiu efeitos positivos. A farsa foi desmontada em tempo recorde, mas poderia ter sido evitada.
Alardes
Alguns blogueiros e site mais sensacionalistas, se danaram em produzir matérias inverídicas relatando suposta crise do PP com o prefeito. Na manhã de sábado de sábado, o auditório da prefeitura, o prefeito Tião Bocalom (PL) e o vice-prefeito, doutor Alysson Bestene estavam juntos em perfeita sintonia, desmontando mais uma farsa e uma fake news. Ainda no sábado, o prefeito anunciou seu afastamento por 15, já que passou quatro anos sem férias.
Comícios
À época, os candidatos de esquerda aproveitaram o momento para promover alguns comícios em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação. Claro que tudo tinha saída de forma legal, como de fato houve. Mas o objetivo dos diretores da Seme que gravaram áudios de uma reunião com a então secretária foi usado de foram politiqueira nas redes socais dos petistas-esquerdistas, numa desesperada tentativa de reverter o quadro e evitar a reeleição do prefeito. Perderam tempo!
Alysson no comando
Claro que se o clima entre o prefeito e o vice não estivesse bem, jamais Bocalom iria se afastar da prefeitura e entregar tudo nas mãos de Alysson. “Vou me afastar por 15 dias, sete dias que tenho direito por ter me casado e os outros oito dias não irei receber. Saio tranquilo. O que o Alysson decidir será respeitado. Sei que ele fará o melhor por nosso povo e nossa gente”, afirmou o prefeito. Segundo ele, Alysson goza de sua inteira confiança.
Mudanças profundas
Assim como na Seme, outras secretarias também sofrerão mudanças profundas nos cargos, principalmente a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), comandada por Renan Bits e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), que tem como nova secretária a jovem Flaviane Stedille. O prefeito não quer não quer perseguição, nem caça às bruxas, mas não admite nomear ninguém para trabalhar contra ele. Está mais do que certo!
Prefeitura em ação
A Prefeitura de Rio Branco, por meio das Secretarias Municipais de Cuidados com a Cidade (SMCCI) e Saúde (Semsa) estará, nesta segunda-feira, 06, nos bairros Seis de Agosto e Cidade Nova, realizando grande mutirão de limpeza. A concentração será no Mercado da Seis de Agosto, a partir das 7h30. Quem comandará as ações da SMCCI e Sesmsa será o prefeito interino, doutor Alysson Bestene (PP) e os secretários Renan Bits e Cid Ferreira.
Perda e tempo
Governador Gladson Cameli (PP) e o prefeito Tião Bocalom (PL) estão mais unidos agora do que no período eleitoral. Conversa sempre antes de cada ato, cada decisão. Bocalom muito grato com o governador; Gladson f3eliz pelo excelente momento vivido pelo prefeito. Por isso, quem tentar semear discórdia entre o governador e o prefeito, vai perder tempo e se morder de raiva. Aliás, já tem gente se mordendo.
Parcerias
Em conversa com este colunista, o governador Gladson Cameli (PP) afirmou de forma clara e objetiva que vai trabalhar lado a lado com o prefeito Tião Bocalom (PL) para ajudar a resolver os principais problemas de Rio Branco, tanto na zona urbana, quanto na rural. Gladson ficou contente ao saber que o prefeito vai prestar justa homenagem póstuma ao governador Orleir Cameli. O viaduto que será construída na rotário do Horto Florestal, na avenida Antonio da Rocha Viana, na Vila Ivonete será chamado de Governador Orleir Cameli.

Artigos Relacionados

O Partido Liberal do Rio Grande do Sul realiza amanhã a filiação de dois centenários fãs de Jair Bolsonaro

Jamile Romano

Por que calou?

Jamile Romano

Quantos descaminhos?

Jamile Romano

Há um melindre entre médicos de Brasília e de São Paulo

Jamile Romano

Gladson Cameli apresenta oportunidades de negócios em evento empresarial na China

Antonio Muniz

É grande a expectativa na Câmara com a reunião do Colégio de Líderes na quinta-feira

Jamile Romano