25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Biografia do ex-governador Orleir Cameli será lançada em Cruzeiro do Sul

Publicado em 26/09/2025

Uma história de dedicação e de amor. É assim que é possível descrever a relação entre a ex-primeira-dama Beatriz Cameli, com o seu falecido marido, o empresário, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul e ex-governador do Acre, Orleir Cameli. Durante anos, dona Beatriz colecionou retratos, documentos, medalhas, diplomas, recortes de jornais e, posteriormente, depoimentos de quem conviveu com Orleir.

Livro terá noite de autógrafos neste sábado, 27, às 19h30, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Silva/Secom

O resultado é o livro “Orleir Cameli – Um homem à frente de seu tempo”. A autora dedicou-se por mais de dez anos para oferecer aos leitores um relato completo sobre a vida empresarial, política e familiar de Cameli, que faleceu em 2013.

A noite autógrafos será neste sábado, 27, às 19h30, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, e contará com uma exposição de fotos, condecorações e objetos pessoais representativos da vida do personagem biografado. Deverão participar do evento diversas personalidades da política, como o governador Gladson Camelí, sobrinho de Orleir, e da vida empresarial do Acre.

Dona Beatriz revela seus propósitos ao escrever a biografia

“O que me motivou foi colocar em palavras escritas a integridade, a coragem e a maneira como o Orleir levou a vida empresarial, política e familiar, todas as suas ações que eu observava no dia a dia. Então pensei que isso teria que entrar para a história”, conta a autora.

Outro aspecto abordado no livro é  a defesa do ex-governador e ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, que, segundo dona Beatriz, recebeu muitas acusações injustas.

“Quis fazer justiça a um homem que lutou pelos seus sonhos. Muitas vezes os seus desafetos quiseram derrubá-lo. Então nesse livro eu conto a verdade, com a narração de fatos ocorridos durante os seus quatro anos à frente do governo do Acre. Inventaram histórias sobre ele ter diversos CPFs e que possuía um avião. Isso nunca foi provado e essa biografia faz a defesa da memória de um homem que dedicou a vida ao seu povo”, conta.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura retoma aulas na rede municipal com entrega de kits escolares e ações educativas sobre o meio ambiente

Marcio Nunes

Baile Vermelho e Preto é tema da 2ª noite do Carnaval da Família em Rio Branco

Raimundo Souza

Detran do Acre anuncia leilão com veículos a partir de R$ 5 mil; veja como participar

Kevin Souza

Expoacre Juruá 2024 movimenta R$ 36,6 milhões em negócios

Marcio Nunes

Governo convoca novos professores para a Educação Especial

Jamile Romano

No Acre, professora faz carreata em comemoração a última quimioterapia

Jamile Romano