24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Bebê diagnosticado com cardiopatia grave é transferido do Acre para centro especializado em São Paulo

O bebê Calebe de Souza, de apenas quatro meses de vida, foi transferido na madrugada desta quinta-feira, 30, para o Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto, em São Paulo.

Natural de Plácido de Castro, ele estava internado no hospital da criança, em Rio Branco e, após estabilizado seu quadro clínico, a transferência foi autorizada em caráter excepcional pela unidade paulista, após articulação do governo do Estado. A partir de agora, ele será acompanhado por uma equipe especializada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiopediátrica do hospital, referência em atendimentos de alta complexidade.

Bebê será recebido na UTI cardiopediátrica do Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto/SP. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A mãe do bebê, Leivia do Vale, relatou a expectativa a partir de agora. “Agora estou feliz, mais tranquila. Faz dias que estávamos tentando conseguir essa vaga. O atendimento aqui no Hospital da Criança foi muito bom, a equipe é muito atenciosa. [Espero] que o Calebe faça a cirurgia e que tudo ocorra bem”, ponderou a mãe.

Durante o período em que permaneceu internado no Hospital da Criança, em Rio Branco, o bebê recebeu acompanhamento contínuo da equipe médica e multiprofissional. A transferência foi definida após avaliação clínica, que indicou a necessidade de tratamento especializado, mas foi concretizada somente agora, devido às condições clínicas do bebê.

A transferência ocorreu com apoio do SAMU e agora, Calebe passará por cirurgia cardíaca em São José do Rio Preto/SP. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A pediatra Thais Machado, reforçou que o tratamento agora é cirúrgico. “O Calebe deu entrada pelo Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco com um quadro de bronquiolite e teve piora do quadro sendo diagnosticado posteriormente com uma cardiopatia grave que se chama tetralogia de Fallot. O tratamento é cirúrgico e, através dos esforços do governador Gladson Camelí e do secretário de Saúde Pedro Pascoal foi viabilizada uma vaga pra que ele fosse transferido, faça essa cirurgia, faça o tratamento e retorne para o nosso estado com saúde”, afirmou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inscrições para cursos gratuitos da Agência de Negócios do Acre e Senai se encerram nesta sexta

Jamile Romano

Setor moveleiro de Feijó chama a atenção do público e é destaque no Festival do Açaí

Kevin Souza

Homem é preso após agredir mãe e irmãos em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre

Kevin Souza

Caso Nayara Vilela: MPAC vai recorrer de decisão que rejeitou levar marido da vítima a júri popular

Raimundo Souza

Estado entrega centenas de cestas básicas e kits de vestuário social a famílias de Pessoas com Deficiência

Marcio Nunes

Terceira fábrica de chinelos é inaugurada em sistema prisional do Acre

Raimundo Souza