26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Bebê de 7 meses precisa de doação de sangue após contrair dengue e ter derrame pleural no AC: ‘Lutando pela vida’

Publicado em 30/01/2025

O pequeno Henry Paulo Nascimento Lopes Kashinawa, com apenas 7 meses de vida, já trava uma batalha pela vida nos hospitais e precisa de doações de qualquer tipo de sangue em Rio Branco. Desde a última quarta-feira (22), os pais do bebê se dividem para ficar com a criança, já que ele teve pneumonia e dengue que causaram um derrame.

De acordo com a família, o bebê estava muito gripado e com uma febre de 39 graus que não diminuía. Então, Henry foi levado ao primeiro hospital pelos pais, onde inicialmente não foi constatado nada.

A febre persistiu e eles decidiram levá-lo novamente ao hospital na quinta (23), onde foi feito um raio-X que constatou que a criança apresentava muita água no pulmão.

“A gripe virou uma pneumonia e tudo virou uma bola de neve. Ele pegou dengue e bronquiolite e estão esperando curar a dengue para entrar com os antibióticos para pneumonia e fazer a drenagem pra tirar a água do pulmão. No meio de tudo isso deu o derrame”, explicou Maria Eduarda de Souza Fontes, amiga da família.

O derrame pleural, que foi a consequência tida por Henry, trata-se do acúmulo de líquido entre os tecidos que revestem os pulmões e o tórax.

Henry segue internado no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into-AC), em Rio Branco nesta quarta-feira (29) e os médicos ainda não conseguiram fazer a drenagem no pulmão por conta da dengue. Mas, após receber transfusão de sangue na terça (28), ele amanheceu melhor.

“Ele está com as plaquetas baixas. Nosso pequeno Henry está lutando pela vida. A dengue está muito forte e ele não pode entrar com os remédios da pneumonia por causa da dengue. Ele está sofrendo muito, mas está lutando pela vida”, torce Maria Eduarda.

A família agora torce para que não seja preciso entubar a criança e pede doações de sangue de todos os tipos sanguíneos. As doações podem ser feitas no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), localizada na Avenida Getúlio Vargas, bairro Bosque, informando apenas o nome de Henry.

O bebê também precisa de produtos de higiene, meias e mantas. Neste caso, as doações estão sendo recebidas pela mãe, Andressa Nascimento, no Into-AC, que fica na Alameda Magnólia, bairro Chácara Ipê.

 

[G1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre fortalece rede de vigilância e ações preventivas em saúde materna e infantil

Redacao

TRE-AC vence prêmio nacional de inovação com o projeto Nativa IA

Marcio Nunes

Mudança do Centro Pop gera discussão acalourada entre presidente de bairro e secretário

Marcio Nunes

Governo abre recredenciamento para empresas especializadas em atendimento multidisciplinar de neurodivergentes

Jamile Romano

Do centro especializado ao Melhor em Casa, Sesacre celebra o Dia das Crianças com ações de cuidado e alegria em Rio Branco

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza Assis lança ação no Setembro Amarelo para servidores da SEASDH

Raimundo Souza