22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Barroso pede ao Judiciário seriedade no combate a queimadas criminosas

Publicado em 16/09/2024

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, cobrou nesta segunda-feira (16) seriedade do Poder Judiciário no combate às queimadas criminosas no país.

Durante discurso na abertura da reunião do Observatório do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas do CNJ, Barroso disse que recebeu um telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que demonstrou preocupação com a impunidade de quem pratica queimadas dolosas.

Barroso disse que tem informações técnicas que confirmam que todas as queimadas na Amazônia e no Pantanal são provocadas pela ação humana.

“Tem a ação criminosa deliberada, que é de tocar fogo na mata, e tem a ação criminosa de queima de lixo, que também tem servido para propagar essas queimadas que estão devastando o país”, disse.

Ontem (15), o ministro Flávio Dino, do Supremo, autorizou o governo federal a emitir créditos extraordinários fora dos limites fiscais para o combate às queimadas. O ministro também já determinou medidas para o enfrentamento aos incêndios na Amazônia e no Pantanal, como contratação emergencial de brigadistas e ampliação do efetivo da Força Nacional.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Como o Flamengo pode atuar para explorar deficiências do Bayer e vencer

Raimundo Souza

‘Medo de morrer’, ‘tratado igual cachorro’; o que dizem os brasileiros deportados

Raimundo Souza

Vacina do HPV avança no público-alvo, mas precisa resgatar mais velhos

Kevin Souza

Ministro das Comunicações Juscelino Filho decide pedir demissão após denúncia da PGR

Marcio Nunes

Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias

Marcio Nunes

Vacina da dengue é coberta pelo plano de saúde? Entenda

Jamile Romano