23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 13 de abril de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Barroso diz que o X é “bem-vindo” de volta se cumprir leis

Publicado em 22/09/2024

Ministro está em Nova Iorque para a Assembleia da ONU

Ministro Barroso Foto: Andressa Anholete/SCO/STF

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse neste sábado (21) que a rede social X poderá voltar a funcionar no Brasil se cumprir exigências legais e decisões judiciais.

– Idealmente, se o X, como qualquer empresa, tiver representação no Brasil e disposição de cumprir a legislação brasileira e as ordens da Justiça brasileira, será bem-vindo de volta – declarou à Folha de S. Paulo em Nova Iorque.

Barroso viajou aos Estados Unidos para participar da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Não é a primeira vez que o presidente do STF se pronuncia sobre o embate com o X. O ministro já havia alertado que todas as empresas em funcionamento no Brasil precisam se submeter às decisões da Justiça brasileira.

A rede social foi suspensa no final de agosto, depois de fechar o escritório no Brasil alegando sofrer censura do ministro Alexandre de Moraes.

Além disso, a plataforma acumulou mais de R$ 18 milhões em multas por, segundo Moraes, descumprir decisões judiciais para bloquear perfis investigados por fake news e ataques contra a democracia.

Neste sábado, o X informou a Moraes que nomeou a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como sua representante legal em território brasileiro. Ela ocupava a função antes da suspensão da rede social e do fechamento do escritório no Brasil.

O ministro não ficou satisfeito com as informações prestadas e notificou a empresa para complementar a documentação com comprovantes que atestem o vínculo da advogada com a plataforma.

*AE/Pleno Mews

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Nova Mesa Diretora da Aleac tomará posse em sessão solene no próximo sábado,1

Jamile Romano

Marca de 1.805 Novas Moradias em Parceria com o Minha Casa, Minha Vida, Anuncia Prefeito Bocalom

Raimundo Souza

MPAC realiza reunião do GT-TEA para avaliar e planejar ações voltadas aos direitos das pessoas com autismo

Jamile Romano

Governador Gladson Camelí discute próximos passos de integração regional entre Acre e Peru

Marcio Nunes

Poder Judiciário do Estado do Acre disponibiliza vagas em programa de residência em TI

Jamile Romano

Em parceria com o Governo do Estado, Rio Branco inicia oferta gratuita de DIU Mirena para adolescentes

Marcio Nunes