24.3 C
Rio Branco
sábado, 26 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

bandeira amarela: Conta de luz mais alta a partir de maio, decide Aneel

Atualizada em 25/04/2025 16:59

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta sexta-feira (25) implementar a bandeira tarifária amarela nas contas de energia no mês de maio. Com isso, os consumidores terão custo extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. 

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. Segundo a Agência, a mudança ocorreu devido à redução das chuvas, com a transição do período chuvoso para o período seco do ano.

“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel.

Bandeiras tarifárias

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. 

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias

Jamile Romano

Fies: inscrições para vagas remanescentes seguem até essa segunda

Jamile Romano

Maioria das empresas está despreparada para receber pessoa deficiente

Raimundo Souza

Defesa de Bolsonaro pede arquivamento do caso das joias sauditas

Marcio Nunes

Inep divulga gabarito oficial do Enem

Jamile Romano

Desastres climáticos aumentaram 250% nos últimos quatro anos no país

Marcio Nunes