24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Banco Central aumenta os juros pela sétima vez, e Selic vai a 15% ao ano

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu hoje aumentar pela sétima vez seguida a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, agora em 0,25 ponto percentual: de 14,75% para 15% ao ano, a mais alta desde julho de 2006. Os juros em patamares elevados freiam a inflação porque mantêm caras as concessões de crédito e financiamento, inibindo o consumo e os investimentos.

O que aconteceu
Após dois dias de reunião, o Copom divulgou sua decisão sobre a Selic. A taxa foi elevada pela sétima vez consecutiva, atingindo o maior nível desde julho de 2006, quando esteve em 15,25% ao ano.

A elevação de hoje contraria as expectativas da maioria no mercado financeiro. Os analistas consultados semanalmente pelo BC apostaram por seis semanas consecutivas que o aumento os juros se encerraria na reunião de hoje. Das 32 instituições consultadas pela agência Bloomberg, apenas 12 apostavam em alta de 0,25 ponto percentual.

Copom atribuiu parte da alta à “conjuntura” nos Estados Unidos. “O ambiente externo mantém-se adverso e particularmente incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, principalmente acerca de suas políticas comercial e fiscal e de seus respectivos efeitos”, diz o BC em nota, que também mencionou “a volatilidade de diferentes classes de ativos”. “Tal cenário segue exigindo cautela por parte de países emergentes em ambiente de acirramento da tensão geopolítica.”

No Brasil, o Comitê menciona a economia aquecida e a inflação fora da meta. “O conjunto dos indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho ainda tem apresentado algum dinamismo, mas observa-se certa moderação no crescimento. Nas divulgações mais recentes, a inflação cheia e as medidas subjacentes mantiveram-se acima da meta para a inflação.”

Mercado atribui a alta à resiliência da economia. O desemprego no menor nível da série histórica mantém o potencial inflacionário da economia. “Essa estratégia [aumentar a Selic] contribui para garantir a convergência da inflação à meta”, avalia Everton Gonçalves, diretor da ABBC (Associação Brasileira de Bancos).

[Uol]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Caso Marielle: Moraes mantém prisão dos irmãos Brazão

Marcio Nunes

Admissão após indiciamento prejudica defesa de Bolsonaro em trama golpista

Raimundo Souza

‘Guerra civil’ e ‘massacre’: veja notícias ao redor do mundo sobre operação com centena de mortes no Rio

Raimundo Souza

Butantan pede registro de vacina contra dengue para Anvisa

Marcio Nunes

Receita recebe mais de 9 milhões de declarações do Imposto de Renda

Marcio Nunes

Google restringe anúncios de bets a empresas registradas na Fazenda

Raimundo Souza