22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Balsa do Deracre chega ao Rio Caeté para garantir tráfego na BR-364

Publicado em 27/01/2025

Uma balsa enviada pelo governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), chegou neste domingo, 26, ao Rio Caeté, em Sena Madureira, para garantir a travessia de veículos na BR-364. A medida foi tomada após a interdição da ponte sobre o rio, realizada na última sexta-feira, 24, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), devido a avarias nos pilares da estrutura.

A operação envolveu o deslocamento da embarcação do Ramal dos Paulistas, em Porto Acre, até Sena Madureira. Com o apoio do Detran e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi organizada uma força-tarefa para viabilizar o transporte, que incluiu autorizações especiais, ajustes logísticos e técnicos, além da segurança no trajeto e no local da travessia.

Força-tarefa garantiu o transporte. Foto: Rafael Dias/Deracre

De acordo com a presidente do Deracre, Sula Ximenes, o planejamento foi executado para atender às condições específicas da região e garantir a continuidade do tráfego em uma das principais rodovias do estado.

“Agradeço ao Detran, à PRF e a toda a equipe do Deracre. Montamos uma força-tarefa que garantiu o rápido envio e acesso. A travessia pela balsa será essencial para manter o transporte de mercadorias e o deslocamento da população, enquanto o Dnit busca soluções definitivas para o problema da ponte”, afirmou.

Além disso, foram disponibilizados banheiros químicos e tendas no local, para garantir mais conforto aos usuários durante a espera pela travessia.

A ponte sobre o Rio Caeté apresentou problemas estruturais, sendo necessário o bloqueio preventivo para evitar riscos aos motoristas. O Dnit segue monitorando a situação e reforçou o compromisso de buscar alternativas rápidas e seguras para minimizar os impactos na mobilidade.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em Brasília, Gladson Camelí busca recursos para a execução de obras de infraestrutura no Acre

Marcio Nunes

Presidente do Tribunal de Contas do Estado entrega novo prédio com presença do governador Gladson Cameli e autoridades

Marcio Nunes

Momentos de terror: muher atacada no Horto foi jogada desacordada em igarapé com alça de pochete no pescoço

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre registra mais de 650 vítimas atendidas e 76 prisões durante a Operação Shamar 2025

Redacao

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, deu início nesta segunda-feira, 7 de julho, à “Operação Semana Zero”, que marca o início das ações estratégicas de abastecimento emergencial de água potável nas comunidades rurais mais afetadas pela seca. De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, esta é a primeira fase da chamada “Operação Estiagem”, que ocorre anualmente durante o período mais crítico de seca no município – entre julho e dezembro. “A Semana Zero funciona como uma fase de testes e ajustes. Durante esta semana inicial, abastecemos as comunidades e identificamos os pontos de melhoria. Assim, nas visitas seguintes, conseguimos atender com mais precisão e eficiência”, explicou. O objetivo da operação é minimizar os impactos da estiagem e evitar o consumo de água imprópria, prevenindo o surgimento de doenças. A ação segue orientação direta do prefeito Tião Bocalom, que determinou o início antecipado da operação este ano, tendo em vista o agravamento da seca no trimestre julho-setembro. A Defesa Civil atenderá aproximadamente 42 comunidades rurais que não possuem acesso à rede regular de abastecimento. Segundo Falcão, o trabalho atinge entre 5 a 6 mil famílias, o que representa um total de 25 a 30 mil pessoas diretamente beneficiadas. “Ampliamos significativamente a abrangência da operação desde 2018. No início da primeira gestão do prefeito Bocalom, o número de comunidades atendidas era bem menor. Hoje conseguimos atender muito mais localidades e com mais frequência, graças ao comprometimento da atual gestão”, destacou o coordenador. Líder comunitário do bairro Jardim Panorama, Armando Santos reconheceu a importância da ação. “Essa iniciativa da Prefeitura de Rio Branco é essencial. A água é uma necessidade básica e o apoio da Defesa Civil tem feito a diferença na vida da nossa comunidade”, afirmou. A operação segue até meados de dezembro, garantindo o abastecimento contínuo e a segurança hídrica das famílias durante todo o período de estiagem.

Jamile Romano

Pedro Pascoal vai a Aleac prestar esclarecimentos sobre contrato com MedTrauma

Jamile Romano