30.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Baixo engajamento de Janja nas eleições municipais frustra PT

Publicado em 01/09/2024

Partido esperava contar com capital político da primeira-dama

Lula e Janja Foto: EFE/EPA/GIANLUIGI GUERCIA

Encarada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) como figura importante para influenciar as eleições municipais de 2024, a primeira-dama Janja da Silva tem frustrado as expectativas da legenda por seu baixo envolvimento nas campanhas.

O período eleitoral iniciou no último dia 15 de agosto e, até o momento, a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não esteve ativa junto a nenhum candidato, tendo apenas aparecido brevemente em uma propaganda de TV em prol de Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo, mesmo assim, sem nenhuma fala ou destaque.

De acordo com informações apuradas pelo portal Poder360, Janja chegou a confirmar anteriormente que se envolveria com as eleições, tendo até mesmo participado de eventos preparatórios. Entretanto, a socióloga tem estado mais reclusa ultimamente, desde que fez uma cirurgia estética no início de agosto.

O partido de Lula espera que Janja se envolva nas campanhas de ao menos sete figuras femininas da sigla. São elas: as candidatas a Maria do Rosário (Porto Alegre – RS), Adriana Accorsi (Goiânia – GO), Camila Jara (Campo Grande – MS), Natália Bonavides (Natal – RN), Candisse Carvalho (Aracaujo – SE), Marília Campos (Contagem – MG) e Margarida Salomão (Juiz de Fora – MG).

A primeira-dama deve começar a gravar vídeos e tirar fotos em favor das aliadas nesta semana. Entretanto, logo ela deve partir em viagens internacionais ao lado de Lula, marcadas para acontecer entre setembro e outubro.

Na avaliação de membros do PT, quanto mais Janja demorar a entrar nas campanhas, mas difícil será o engajamento do eleitorado feminino. O primeiro turno está marcado para acontecer no dia 6 de outubro.

Pleno News

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Hugo Motta recebe visita oficial do presidente de Portugal

Marcio Nunes

Silêncio de Fachin alarma integrantes do STF que pregam defesa de Moraes

Raimundo Souza

Lula sanciona LDO com travas para emendas e vetos a aumento do fundo partidário

Raimundo Souza

Brasil assume presidência do Brics em meio à expansão do bloco

Raimundo Souza

Novas tarifas de Trump: quais produtos brasileiros podem ser afetados

Raimundo Souza

Editorial Estadão: “Lula e Celso Amorim inscreveram o Brasil no eixo do mal”

Raimundo Souza