25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Avanços e desafios para cumprimento do Marco Legal do Saneamento são apresentados pela Prefeitura de Rio Branco durante reunião do CONDECON

Publicado em 20/06/2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), participou nessa quarta-feira (18) da XI Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (CONDECON). O convite foi feito pela presidente do Procon/AC, visando ampliar o diálogo entre os órgãos de defesa do consumidor e a gestão municipal de saneamento.

Durante a reunião, o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, apresentou aos conselheiros os principais avanços alcançados pela autarquia, além de expor os desafios enfrentados para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020), que determina, entre outras exigências, a universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário até 2033.

Entre os pontos destacados, o Saerb apresentou as ações de melhoria operacional, as medidas de gestão para otimização de recursos e os esforços para garantir a sustentabilidade financeira da autarquia. Também foram abordadas as dificuldades encontradas para realizar os investimentos necessários, especialmente diante das limitações orçamentárias e da necessidade de equilíbrio econômico-financeiro da prestação dos serviços.

A apresentação foi bem recebida pelos membros do CONDECON, que reconheceram a importância de um debate mais amplo envolvendo instituições, lideranças comunitárias e a sociedade civil, com foco na construção de soluções conjuntas para garantir o cumprimento das metas do Marco Legal em Rio Branco.

Para o diretor-presidente Enoque Pereira, a participação do Saerb na reunião foi fundamental para esclarecer a real situação da autarquia e reforçar a importância do apoio institucional e da mobilização social.

“Foi uma oportunidade importante para dialogarmos com os órgãos de defesa do consumidor, esclarecer os desafios enfrentados e reforçar a necessidade de investimentos. Atingir as metas do Marco Legal é um compromisso da gestão municipal e estamos trabalhando para avançar de forma transparente e responsável”, destacou.

A Prefeitura de Rio Branco reafirma o compromisso com a melhoria contínua dos serviços de saneamento, sempre priorizando a qualidade de vida da população.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

TJAC explica as regras para viagens de crianças e adolescentes

Jamile Romano

Defesa Civil do Acre recebe visita de Rondônia em busca de modelo de gestão para desastres naturais

Marcio Nunes

Acre participa de painel sobre segurança alimentar na Amazônia e firma apoio à carta do CAL pela agricultura tropical sustentável na COP30

Redacao

Grupo responsável por furto de gado em Epitaciolândia é condenado a mais de 3 anos de prisão

Jamile Romano

Lula anincia investimento de 50 milhões para hospital univrsitáio no Acre

Marcio Nunes

MP recorre de decisão que absolveu policial federal acusado de matar estudante

Marcio Nunes