25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

Autorização para Petrobras perfurar na foz do Amazonas gera críticas de ambientalistas às vésperas da COP30

Foto: Divulgação / Arte Petrobras

A poucas semanas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para ocorrer em Belém (PA), o governo federal adotou medidas que reacenderam o debate sobre seu compromisso ambiental.

Na segunda-feira (20), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu à Petrobras licença para perfurar um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado na foz do Rio Amazonas. A área integra uma das cinco bacias sedimentares da Margem Equatorial, que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte, passando pelos estados do Pará, Maranhão e Ceará.

Segundo a Petrobras, a perfuração tem caráter exploratório e não envolve, neste momento, a extração de petróleo ou gás natural. O objetivo é avaliar se há reservas em volume suficiente para futura exploração comercial. A estatal informou ainda que as atividades devem começar de forma imediata e terão duração estimada de cinco meses.

A autorização provocou reações de ambientalistas, que consideram a decisão um retrocesso na política ambiental às vésperas da conferência internacional sobre o clima. (Atualizada às 10h12 para adição de links relacionados)

(BN)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prisão de Bolsonaro tem apoio de 50% e rejeição de 43%, diz Datafolha

Redacao

Com Orsi, esquerda volta ao poder no Uruguai

Raimundo Souza

O deputado federal Dr. Eduardo Velloso anuncia Centro de Convivência Rural em Rio Branco e projeta mais 58 unidades no Acre

Raimundo Souza

Embaixador José Alfredo Graça Lima: “Brasil não é tão dependente dos EUA”

Raimundo Souza

Primeira Emenda deve frear governos como o de Trump, afirma Barack Obama

Raimundo Souza

Deputado Adailton Cruz critica fechamento do Hosmac; familiares e servidores planejam manifestação

Kevin Souza