30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Audiência Pública reallizada na Aleac discutiu ações de enfrentamento à seca extrema no Acre

Atualizada em 21/10/2024 16:16

Proposta pelo deputado estadual Afonso Fernandes, primeiro secretário do Parlamento Amazônico, a audiência visou discutir a criação de uma Comissão Permanente de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Durante o encontro, foram analisados os impactos ambientais mais amplos da seca, além de soluções e políticas públicas para mitigar os efeitos desses eventos climáticos, que têm se tornado cada vez mais frequentes e intensos na Amazônia.

O governo do Estado apresentou as ações de enfrentamento aos eventos climáticos extremos durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizada nesta segunda-feira, 21. O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para debater os desafios ambientais no estado, com ênfase na seca que afeta o Rio Acre.

A gestora adjunta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Renata Souza, destacou a importância de discutir medidas preventivas e de combate às mudanças climáticas, ressaltando que o governo do Acre tem atuado fortemente em diversas frentes, por meio dos órgãos ligados ao Sistema de Meio Ambiente.

“O governo do Acre tem realizado ações efetivas, em colaboração com os diferentes órgãos que compõem os sistemas de Meio Ambiente e Segurança Pública. A Sema conta com o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), que subsidia o Estado nas tomadas de decisão, e está implementando políticas públicas para mitigar esses eventos. Esse diálogo que estamos promovendo aqui é enriquecedor, pois nos permite sentar juntos para aprimorar ainda mais nosso enfrentamento”, afirmou.

Estavam presentes também o diretor executivo do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Leonardo Ferreira, e o assessor do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Roberto França, e, ainda pela Sema, o coordenador do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), Cláudio Cavalcante, o diretor de Meio Ambiente, André Pellicciotti, e a assessora técnica Silvia Uszascki .

[Agência de Notícias do Acre]

 

Artigos Relacionados

Baile de Carnaval nos CRAS proporciona qualidade de vida

Raimundo Souza

Governo e Ministério da Justiça assinam protocolo de intenções para implementar programa de proteção a crianças e adolescentes no Acre

Jamile Romano

Educação anuncia prazos de matrículas e rematrículas na rede pública estadual do Acre para 2024

Jamile Romano

Referência na região amazônica, Acre realiza mais um transplante de fígado na Fundhacre

Raimundo Souza

OCA celebra o Dia das Crianças com grande festa nesta sexta-feira, 11

Jamile Romano

Deputada Antônia Sales cobra melhorias urgentes na BR-364

Marcio Nunes