35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Atriz e teatróloga Catarina Cândida desenvolve projeto em Xapuri, foca na peça A Bondosa e trabalha para Tonha virar filme

Publicado em 10/05/2024
A jovem atriz e teatróloga acreana Catarina Cândida, após boa temporada na Europa, precisamente em Portugal, onde projetou-se como parte integrante da série B.O, de Leandro Hassum, na Netflix, decidiu voltar ao Brasil e vive clima de expectativa, uma vez que “Tonha”, a peça por ela estrelada há cerca de dois anos, na Oficina de Teatro João Donato, no Distrito Industrial de Rio Branco, fez e continua a fazer tanto sucesso que ela não resistiu ao convite para transformar a produção em filme.
Na quinta-feira, 09, em entrevista ao programa Boa Noite Rio Branco, apresentado pelo jornalista Antonio Muniz, na TV Rio Branco-Cultura, Catarina lembrou que a peça “Tonha” retrata a vida do nordestino que saiu da seca do Nordeste com esperança de vida. Dentro de um sistema análogo à escravidão, “Tonha” conta a história de sua família, a luta pela sobrevivência na Amazônia e o sonho em retornar para sua terra.
Ela disse ainda que, originalmente, o texto foi construído a partir da técnica do teatro físico e com o intuito de contextualizar o panorama social da Amazônia e do Brasil. Agora, a expectativa é grande de ver esse trabalho chegar às telas. Após encantar o público nos palcos de teatro, o espetáculo Tonha, idealizado, escrito e interpretado pela atriz Catarina Cândida, chegará às telas. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) para virar um filme.
Catarina disse ainda que Projeto “Tonha” está em desenvolvimento, fase no qual é realizada a pesquisa, roteiro, orçamento para produção, estudo de mercado e novas formas de financiamento. Além disso, o texto do “Tonha” será adaptado do teatro para roteiro de filme. Essa etapa vai até maio de 2025. Superadas essas fases, começa outra pesquisa de novos financiamentos para, então, fazer a produção do filme longa-metragem.
Oficina em Xapuri
Enquanto o projeto de transformação da peça Tonha em filme não é concretizado, Catarina destina boa parte de seu tempo ministrando aulas de teatro, contemplando cinco turmas de jovens, em Xapuri, na região do Acre. Segundo ela, trata-se de uma experiência muito válida, pois além de transmitir conhecimento aos futuros teatrólogos, também aprende muito com as crianças.
A Bondosa
Catarina também acerta os últimos detalhes sobre a estreia da peça A Bondosa que vive fase de teste de elenco e será apresentada nos próximos dias em Rio Branco. “A obra traz um contexto genuinamente acreano, com vocabulário e expressões locais, contando a história de duas gerações de mulheres”, afirmou a atriz. A peça entrou em cartaz, em agosto de 2022 e obteve êxito. Catarina acredita que o sucesso agora será ainda maior.
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Justiça acreana condena plataforma a indenizar usuária por conta invadida

Jamile Romano

Governo assina decreto que estabelece estado de alerta para possíveis enchentes no Acre

Marcio Nunes

Estado e Tribunal de Justiça realizam tratativas de celeridade nos registros dos títulos de regularização fundiária

Jamile Romano

Governo do Acre debate com autoridade boliviana projeto de intervenção no Rio Acre

Jamile Romano

“Encantes para Todos” na UFAC: segundo encontro do projeto coloca em circulação livro com histórias dos seres da floresta

Marcio Nunes

Governo do Acre amplia diálogo com entidade britânica Standard Chartered Bank para parcerias corporativas sustentáveis

Marcio Nunes