Atualizada em 10/05/2024 16:26
A jovem atriz e teatróloga acreana Catarina Cândida, após boa temporada na Europa, precisamente em Portugal, onde projetou-se como parte integrante da série B.O, de Leandro Hassum, na Netflix, decidiu voltar ao Brasil e vive clima de expectativa, uma vez que “Tonha”, a peça por ela estrelada há cerca de dois anos, na Oficina de Teatro João Donato, no Distrito Industrial de Rio Branco, fez e continua a fazer tanto sucesso que ela não resistiu ao convite para transformar a produção em filme.
Na quinta-feira, 09, em entrevista ao programa Boa Noite Rio Branco, apresentado pelo jornalista Antonio Muniz, na TV Rio Branco-Cultura, Catarina lembrou que a peça “Tonha” retrata a vida do nordestino que saiu da seca do Nordeste com esperança de vida. Dentro de um sistema análogo à escravidão, “Tonha” conta a história de sua família, a luta pela sobrevivência na Amazônia e o sonho em retornar para sua terra.
Ela disse ainda que, originalmente, o texto foi construído a partir da técnica do teatro físico e com o intuito de contextualizar o panorama social da Amazônia e do Brasil. Agora, a expectativa é grande de ver esse trabalho chegar às telas. Após encantar o público nos palcos de teatro, o espetáculo Tonha, idealizado, escrito e interpretado pela atriz Catarina Cândida, chegará às telas. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) para virar um filme.
Catarina disse ainda que Projeto “Tonha” está em desenvolvimento, fase no qual é realizada a pesquisa, roteiro, orçamento para produção, estudo de mercado e novas formas de financiamento. Além disso, o texto do “Tonha” será adaptado do teatro para roteiro de filme. Essa etapa vai até maio de 2025. Superadas essas fases, começa outra pesquisa de novos financiamentos para, então, fazer a produção do filme longa-metragem.
Oficina em Xapuri
Enquanto o projeto de transformação da peça Tonha em filme não é concretizado, Catarina destina boa parte de seu tempo ministrando aulas de teatro, contemplando cinco turmas de jovens, em Xapuri, na região do Acre. Segundo ela, trata-se de uma experiência muito válida, pois além de transmitir conhecimento aos futuros teatrólogos, também aprende muito com as crianças.
A Bondosa
Catarina também acerta os últimos detalhes sobre a estreia da peça A Bondosa que vive fase de teste de elenco e será apresentada nos próximos dias em Rio Branco. “A obra traz um contexto genuinamente acreano, com vocabulário e expressões locais, contando a história de duas gerações de mulheres”, afirmou a atriz. A peça entrou em cartaz, em agosto de 2022 e obteve êxito. Catarina acredita que o sucesso agora será ainda maior.