24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Esportes

Atletas paralímpicos acreanos são medalhistas em competição nacional em Brasília

Atletas paralímpicos do Acre participaram, no último final de semana da competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, realizado em Brasília/DF. Durante as competições, os atletas acreanos conquistaram 44 medalhas nas categorias: atletismo, halterofilismo e natação.

Na categoria de halterofilismo (levantamento de peso) os competidores acreanos participaram pela primeira vez e, logo na estreia, os atletas conquistaram medalhas de ouro e prata.

A delegação do Acre conta com 32 pessoas.  Dessas, 19 são atletas. O governo do Acre, por meio da Secretaria Adjunta de Esporte e Juventude (Saej), apoia o atletismo acreano paralímpico com o deslocamento dos atletas, oferecendo as passagens de toda a delegação, como explica a representante da Saej, Rakel Thompson:

“Temos o apoio do governo do Estado do Acre com as passagens, visto que os custos para que os atletas participem das competições em outros estados são bem altos. Assim, o governo garante oportunidade para esse atletas participarem das competições. Para chegar nesses resultados, contamos com a estrutura que temos hoje para treino, que é uma parceria entre Estado, Comitê Paralímpico e Ufac”, destacou.

Makeivy Shelton Lacerda, atleta de natação paralímpico que conquistou quatro medalhas, sendo duas de ouro e duas de prata, falou sobre sua experiência no esporte.

“Hoje a natação representa a superação, vencer obstáculos, independente da nossa situação. Hoje eu estou nessa cadeira de roda, mas tenho certeza que o que eu estou superando agora eu vou vencer lá na frente e vão vir coisas melhores. Tenho fé em Deus que essa competição vai gerar muitas coisas boas pra mim, principalmente psicologicamente e fisicamente, e vamos pra cima. Por intermédio do Estado do Acre que eu vim parar aqui, por meio dos colaboradores, que estão patrocinando isso tudo pra gente. Eu só tenho a agradecer a eles mesmo e aos meus professores, que estão me ajudando a me empenhar bastante, a vencer, para essa competição e pra representar o Acre”, contou Lacerda.

“Estou muito feliz porque nós acompanhamos nossos 19 atletas até Brasília para poder participar do evento, e os nossos 19 atletas trouxeram 44 medalhas, pelo menos 20 medalhas de ouro. Era uma competição onde tinha pelo menos 300 atletas, envolvendo o resto do país, e saber que o desempenho dos nossos atletas do Acre foi muito bom é um motivo de orgulho para todos nós. Mesmo com todas as dificuldades, e aí comparando a São Paulo, o Paraná, os grandes centros, que têm bem mais estrutura que nós, o nosso time, a nossa equipe, os nossos atletas paralímpicos disputaram de igual para igual e foram melhores do que muitos deles em várias categorias, principalmente na natação”, comemorou Ney Amorim, gestor da Saej.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Após início apagado, Brasil vence Ucrânia de virada na Liga das Nações

Raimundo Souza

Santa Cruz-AC e Flamengo Sub-20 se enfrentam na reabertura do Arena da Floresta, neste domingo

Raimundo Souza

Nova lei pode mudar de vez a forma como você vai ao estádio

Raimundo Souza

PSG humilha Inter e leva primeira Champions com humildade e sem galácticos

Raimundo Souza

A mensagem misteriosa da boxeadora que abandonou luta contra Imane Khelif nas Olimpíadas

Raimundo Souza

Com nocaute no 1º round, acreano vence combate no Extreme MMA, no Mato Grosso

Jamile Romano