22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Atletas fazem reconhecimento de pista para a 3ª etapa da prova dos três tambores da Expoacre

Publicado em 27/07/2025

A 50ª Expoacre começou com uma programação diversificada voltada ao entretenimento e à valorização das tradições rurais. Após a abertura oficial realizada na Gameleira, juntamente com a tradicional cavalgada, o Parque de Exposições Wildy Viana passou a receber milhares de visitantes interessados em conhecer os estandes, provar a gastronomia regional, visitar as barraquinhas de artesanato e prestigiar as atrações na arena de rodeio.

Na primeira noite do evento, a arena foi palco para o início das atividades da prova dos três tambores, organizada pela National Barrel Horse Association/Acre (NBHA). A programação começou às 16h com a categoria West, voltada a crianças com deficiência praticantes de ecoterapia. Em seguida, foi realizado o Test Horse, momento em que os competidores têm a oportunidade de treinar e reconhecer a pista antes do início oficial da competição.

Competidora realizando reconhecimento da pista. Foto: Marcos Santos/Secom

A diretora da NBHA-Acre, Cida Valadão, explicou a importância desta fase. “Iniciamos com a categoria West e, em seguida, o Test Horse, que funciona como um treino preparatório. É o momento de adaptação dos cavalos ao espaço antes da competição oficial, que será realizada no domingo”, informou.

Cida Valadão, diretora da NBH Acre. Foto: Marcos Santos/Secom

A disputa integra a terceira etapa do campeonato estadual, realizado há 15 anos no Acre, sendo a Expoacre um dos cenários mais emblemáticos da competição.

Para a competidora Zenair Bueno, que participa das provas desde 2009, a etapa realizada durante a feira traz um clima especial. “A Expoacre tem uma energia diferente. São mais competidores, um público maior, e a emoção é dobrada. Fui campeã em 2013 e, para mim, é sempre uma honra competir aqui.”.

Campeã da prova na Expoacre em 2013. Foto: Marcos Santos/Secom

A prova dos três tambores contempla diferentes categorias, abrangendo atletas de várias faixas etárias e níveis de experiência. Entre as divisões mais comuns estão: Kids, Jovem A, B e C, Aberta, Feminina, Master, Aberta Júnior, além das categorias para iniciantes e paradesportivas.

Mais do que uma competição esportiva, a atividade se transforma em um momento de integração familiar, como destaca Thiago Nascimento, pai da pequena competidora Mirela Sofia. “É uma alegria imensa ver nossos filhos competindo. A Mirela já é apaixonada por cavalos desde pequena, e participar da Expoacre é a realização de um sonho. Só temos a agradecer a Deus por vivenciar isso em família.”.

Momento de estreitar os laços familiares. Foto: Marcos Santos/Secom

Em sua edição de número 50, a Expoacre já está consolidada no calendário oficial do Estado e, neste ano, promete ser a maior de todas, atraindo visitantes de várias partes do Brasil e também do exterior. Uma comitiva do Peru esteve presente na arena, prestigiando a competição e fortalecendo laços com o Acre. O médico veterinário peruano Víctor Paúl González Córdoba elogiou o evento e a estrutura da feira. “É uma honra participar desta grande feira internacional. Estamos aqui para conhecer o potencial do Acre, tanto comercial quanto no cuidado com os animais. Como países irmãos, buscamos desenvolvimento conjunto. É importante esse intercâmbio entre Peru e Brasil, e acredito que há muito a ser compartilhado”.

Médico veterinário Peruano pretigiando a competição. Foto: Marcos Santos/Secom

Prova dos três tambores

A prova dos três tambores é uma modalidade equestre que exige agilidade e sintonia entre cavalo e cavaleiro. O percurso consiste em contornar três tambores dispostos em forma triangular, realizando voltas de 360° em torno de cada um, no menor tempo possível. O cronômetro é acionado quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida e parado ao cruzar a linha de chegada, sendo o tempo o principal critério de classificação.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre prende foragida da Justiça do Paraná em Sena Madureira

Redacao

Família antecipa sepultamento do jornalista Jairo Carioca, que será enterrado nesta sexta em Rio Branco

Jamile Romano

Petrobras vai captar R$ 3 bilhões para megaprojetos de gás natural

Raimundo Souza

Sema participa de corpo de jurados e entrega premiação da área ambiental durante o IV Prêmio de Gestão e Inovação do MP

Raimundo Souza

Três gerações da mesma família indígena tiram registro de nascimento tardio no Projeto Cidadão do TJAC

Jamile Romano

Estado promove leilão eletrônico de poltronas recuperáveis em Rio Branco

Redacao