24.3 C
Rio Branco
terça-feira, 20 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Panorama Político

Assembleia Geral da GCF coloca o Acre em posição de destaque no cenário ambiental global

Atualizada em 20/05/2025 16:33

Ao sediar na manhã desta terça-feira, 20, a Assembleia Geral da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), o Acre assumiu novamente uma posição de destaque no cenário ambiental global. O encontro que reúne representantes de 43 estados subnacionais de 11 países, responsáveis por mais de um terço das florestas tropicais do planeta. Conduzida pelo governador Gladson Cameli (PP), atual presidente da Força-Tarefa, a Assembleia contou com a participação de diversos delegados, entre representantes de governos, organismos internacionais, empresas e organizações da sociedade civil. A reunião marca os preparativos para a 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), que será realizada em novembro deste ano, em Belém (PA), e posiciona o Acre como referência global em políticas de clima e desenvolvimento sustentável.

O governador destacou a importância estratégica do Acre e da Amazônia Sul-Ocidental na agenda climática, enfatizando a ligação histórica e cultural do povo acreano com a floresta e a construção de políticas públicas ambientais baseadas em inclusão, diálogo social e respeito às comunidades tradicionais. “Estamos muito felizes em receber todos vocês aqui, em nossa terra. O Acre pulsa no coração da Amazônia e é símbolo de uma relação harmoniosa entre o meio ambiente e o ser humano. Com 85% do nosso território coberto por floresta preservada, somos exemplo de que é possível unir desenvolvimento e sustentabilidade”, afirmou.

Camelí lembrou que o Acre foi um dos estados fundadores do GCF Task Force e tem acumulado, ao longo de mais de duas décadas, avanços concretos em áreas como manejo florestal sustentável, pagamento por serviços ambientais, monitoramento por satélite e fortalecimento da governança territorial com participação ativa de povos indígenas, extrativistas, agricultores familiares e juventudes. Sob o tema “Nova Economia Florestal: conectando governos, povos e oportunidades”, a Assembleia reforçou o compromisso dos estados membros com a construção de uma economia verde, baseada na valorização dos recursos florestais, geração de empregos sustentáveis e combate ao desmatamento.

“Estamos votando aqui medidas importantes para ampliar a efetividade da nossa atuação, como a integração de novos membros ao GCF. E reforçamos nosso compromisso em planejar e executar propostas que nos permitam acessar o financiamento climático internacional com integridade, justiça e eficiência”, ressaltou Camelí, ao mencionar a votação que confirmou as províncias de Orellana (Equador) e Beni (Bolívia) como novos membros efetivos da Força-Tarefa, além da inclusão de sete novas jurisdições como membros observadores. O papel do Acre como anfitrião e protagonista da 15ª Reunião do GCF foi amplamente reconhecido pelos participantes. O líder do projeto internacional da Força-Tarefa, William Boyd, destacou a liderança de Camelí e a hospitalidade do povo acreano.

Durante a Assembleia, os membros do GCF também discutiram os avanços alcançados no último ano, entre eles a integração do planejamento ambiental às ações de inteligência territorial, o fortalecimento das capacidades subnacionais para acesso ao financiamento climático e a preparação dos estados brasileiros para o mercado voluntário de carbono. Desde a última reunião em 2014 no Acre, o GCF tem buscado atender aos critérios internacionais de integridade e transparência para acessar os recursos necessários à conservação florestal. A agenda da bioeconomia tem sido acompanhada por instrumentos que permitam aos estados-membros fazer a transição para uma economia de baixo carbono com justiça social.

Segundo o governador, o Acre reafirma seu compromisso com a agenda ambiental e com a construção de soluções climáticas de alto impacto. Estamos nos preparando para chegar à COP30 com propostas consistentes e com a força da nossa experiência prática, que é reconhecida internacionalmente. Este é um momento histórico, e precisamos estar à altura dele”, afirmou o governador. Após o evento, será divulgada uma carta com os principais compromissos e propostas da Assembleia. Sediando o GCF Task Force, o Acre tem a oportunidade de mostrar ao mundo que é possível construir um modelo de desenvolvimento que respeita a floresta, valoriza as pessoas e contribui efetivamente para o enfrentamento da crise climática.

Importação
Depois de importar Fernando Melo, Eliane Sinhazique, Mara Rocha e Marcus Alexandre, o velo MDB cansado de guerra, se prepara para fazer o mesmo como o senador Alan Rick, o momento no União Brasil. Resta saber se o senador vai ter coragem de entrar nessa barca furada. Caro que Alan quer ser governador, mas não deseja ter o mesmo destino do senador Sérgio Petecão. Que fracassou feio em 2022 e perdeu os votos dos liberais conservadores.

Caravana da Aleac
Em entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira, 19, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Júnior, anunciou nesta segunda feira, 19 de maio, a segunda caravana da Aleac na BR-364 de Rio Branco até Cruzeiro do Sul, no dia 5 de uno. A caravana vai parar nos pontos mais críticos da estrada. Nicolau disse que todos os outros 23 deputados foram convidados, além da bancada federal, DNIT, AGU, Fieac e Fecomércio.

Relatório
Na viagem, os parlamentares irão verificar as condições atuais da rodovia, produzir um relatório e cobrar do governo federal, imediata recuperação do trecho. “Essa fiscalização que a Assembleia vai fazer, é de preocupação geral. A imprensa está convidada a participar, assim como foram convidados os nossos deputados federais, nossos senadores, e autoridades, é o momento de sensibilizarmos a todos para resolver essa situação”, afirmou Nicolau.

Lago do Amor
A caravana acontece a partir das 6H do dia 5 de junho do Lago do Amor, em Rio Branco, onde será ofertado um café um café da manhã. A primeira parada acontece na ponte do caeté, em Sena Madureira, onde a equipe da AleacTV fará a transmissão ao vivo da visita técnica para mostrar como estão as obras no local que vai ser interditado, por conta dos reparos que serão necessários realizar na ponte.

No dia seguinte
A chegada em Cruzeiro do Sul está prevista para a noite de quinta-feira. Na sexta, dia 6, o grupo participa de um café da manhã oferecido pelo prefeito Zequinha Lima e em seguida participa de um ato público em frente a catedral, onde serão exibidas imagens do dia anterior, para mostrar a população da segunda maior cidade do estado, o real estado em que se encontra a estrada.

Falsa narrativa
Aquando o Presidente Lula da Silva (PT) ofereceu asilo diplomático no Brasil à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Herédia inventou narrativa de que ela estaria a ser vítima de perseguição política. Claro que não passou de narrativa. Na verdade, Nadine e o marido, o ex-presidente do Peru Ollanta Humala, foram condenados a 15 anos de prisão pela Justiça peruana por recebimento de propina da Odebrecht para campanhas eleitorais.

Pode reverter
Se a Suprema Corte de Justiça do Peru ativar o mesmo modo do Supremo Tribunal Federal do Brasil (STF), Ollanta e Heredia, se tornaram vítimas, seriam candidato e eleitos para continuar os desmandos administrativos e a praticar os mesmos escândalos políticos e financeiros. Ah, os membros da corte também dariam um jeitinho para perseguir, humilhar, prender e condenar seus principais opositores.

Juros serão mantidos
Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta segunda-feira, 19, diante do atual cenário de incertezas e expectativas desancoradas, faz sentido manter a taxa básica de juros em um patamar restritivo por um período mais prolongado do que o habitual. A afirmação foi feita em palestra, no Annual Brazil Macro Conference, promovido pelo Banco Goldman Sachs.

Enxugando gelo
Enquanto o Banco Central trabalha para reduzir a taxa Selic, que é a referência de juros, o governo petista continua a gastança. O rombo das estatais federais, por exemplo, voltou à tona nos últimos meses, em meio ao debate sobre o descontrole das contas públicas e a escalada da dívida. Desde que Lula voltou ao Palácio do Planalto em janeiro de 2023, a dívida bruta saltou de 72% do PIB para 77%, e os especialistas já projetam que supere os 80% neste ano.

Mais apoio a Adem
Após 12 dos 14 clubes filiados à Federação de Futebol do Acre (Ffac) declararem apoio ao presidente da entidade, a Associação Comercial do Acre (Acisa) e a Federação das Indústrias do Acre (Fieac) também seguiram o mesmo exemplo e eternaram apoio ao empresário. Adem também obteve apoio do futuro presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), doutor Samir Xaud.

Jogou a toalha
Ciente de que chegou ao fim da linha, o agora ex-presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, desistiu de recorrer da decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que o afastou semana passada por falsificação da assinatura do coronel Antonio Nunes, ex-presidente da entidade. Ele mantinha relação nada republicana com o ministro do STF, Gilmar Mendes, que se afastou do cartola para não se complicar, uma vez que foi questionado pelo ministro André Mendonça.

Artigos Relacionados

Governo anuncia mais de R$ 20 milhões de reais para atrair novos negócios na indústria acreana

Marcio Nunes

Pesquisa Real Big Data mostra virada do prefeito Tião Bocalom sobre Marcus Alexandre

Jamile Romano

Alinhado ao governador, senador decide apoiar reeleição de Zequinha Lima em Cruzeiro do Sul

Marcio Nunes

A esperteza dos tucanos pode virar bicho e comer os espertos

Marcio Nunes

Militantes do MDB e de partidos de esquerda recebem comando para não atacar PSB de Jenilson Leite

Jamile Romano

Brasil: uma república com cara de monarquia

Marcio Nunes