O presidente estadual do MDB no Acre, Vagner Sales, revelou que recebeu, nesta segunda-feira (10), ligações de articuladores políticos ligados ao governo estadual solicitando prioridade em uma reunião entre o partido e o grupo da governadora e pré-candidata ao governo, Mailza Assis (Progressistas). O objetivo seria garantir que o encontro com o MDB ocorra antes da reunião com o Republicanos, legenda do senador e também pré-candidato ao Palácio Rio Branco, Alan Rick.
Segundo Sales, o pedido partiu dos coordenadores políticos Jonathan Donadoni e Calixto, autorizados a negociar em nome da pré-campanha de Mailza. “Hoje pela manhã recebi uma ligação dos coordenadores do governo dizendo: ‘queremos ser os primeiros, já estamos prontos para conversar com o MDB’”, relatou o dirigente ao ac24horas.
O líder emedebista informou que as conversas com os dois grupos Progressistas e Republicanos devem começar ainda nesta semana. No entanto, ele destacou que a decisão final sobre o posicionamento do MDB nas eleições de 2026 só será tomada em dezembro, após o partido ouvir suas executivas municipais e avaliar as propostas apresentadas por cada aliança.
Atualmente, o Progressistas aposta na candidatura de Mailza Assis ao governo e na tentativa de reeleição de Gladson Cameli ao Senado, enquanto o Republicanos lançou Alan Rick para o governo e Mara Rocha como pré-candidata ao Senado. Ambas as legendas disputam o apoio do MDB, que deve se tornar peça-chave nas articulações eleitorais do próximo ano.

