25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Artesãs do Acre mostram riqueza e diversidade do artesanato local em feira na Colômbia

Publicado em 09/12/2024

A Expoartesanías, que acontece na cidade de Bogotá, na Colômbia, entre os dias 4 e 17 de dezembro, no Centro de Exposições Conferias, reúne artesãs de diversas partes do mundo. O Acre está sendo representado na feira pela coordenadora do Artesanato Acreano, Risoleta Queiroz, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), e mais três artesãs: Rodney Paiva Ramos, Márcia Silvia de Lima e Vanusa da Silva Lima, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Na Colômbia, Risoleta Queiroz e as artesãs participam de grupos de trabalho temáticos e laboratórios, que no Brasil são chamados de oficinas, para trazer novidades para o artesanato acreano em 2025.

As acreanas foram selecionadas para exposição e comercialização das peças, junto com outras 75 artesãs, que expõem mais de 240 peças no pavilhão brasileiro. De acordo com a coordenadora da Casa do Artesanato Acreano, Risoleta Queiroz, as peças foram selecionadas por um criterioso processo de curadoria.

“O processo também contou com o apoio das coordenações estaduais do PAB [Programa do Artesanato Brasileiro] na logística e planejamento. Essa ação visa apresentar a diversidade e a excelência do artesanato brasileiro em um dos mais importantes eventos do segmento do mundo”, ressaltou.

A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades colombianas, além do ministro do Empreendedorismo de Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França.

De acordo com a coordenadora da Casa do Artesanato Acreano, as representantes do Acre fizeram visitas às comunidades artesanais beneficiadas pela estratégia de Gestão Social Integral, por parte dos laboratórios de inovação e criatividade do Departamento de Cundinamarca, onde está situada a cidade de Bogotá.

“Nós fizemos visitas a ateliês de cerâmicas, cestarias, lãs, tear, tapetes e madeiras. No dia 6 de dezembro visitamos a Comunidade Artesanal de Sopó e no dia 7 estivemos na Comunidade Zipaquirá”, explicou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC discute ações de segurança alimentar com Secretaria Estadual de Direitos Humanos

Jamile Romano

Feijó terá primeira indústria de açaí com Indicação Geográfica da fruta no Brasil

Marcio Nunes

Acre lidera ranking do diesel mais caro do país e etanol segue pouco vantajoso

Kevin Souza

Governo do Acre lança Guia de Linguagem Simples em evento nesta quarta-feira

Marcio Nunes

Balança comercial tem saldo positivo de US$ 6,1 bi em agosto

Marcio Nunes

Mais de 125 mil famílias do Acre recebem Bolsa Família a partir desta segunda

Kevin Souza