Atualizada em 02/12/2024 08:47
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), informou que um incidente neste domingo, 1°, registrado na Escola Djalma Teles Galdino, em Rio Branco, levou ao cancelamento da aplicação das provas do concurso público estadual para os candidatos alocados na unidade no turno da tarde.
De acordo com as primeiras informações, o problema começou quando a organização não conseguiu adequar a quantidade de cadeiras nas salas de aula, o que teria levado à sugestão de que alguns candidatos realizassem as provas no refeitório, sem condições adequadas.
Isso gerou um princípio de tumulto, com alguns participantes se deslocando para outras salas. Há relatos de que candidatos chegaram a fotografar as provas, com imagens posteriormente vazadas em redes sociais.
A Secretaria de Educação destacou que o ocorrido se trata de um “fato isolado” e que o Instituto está realizando uma apuração detalhada para esclarecer o ocorrido e prestar os esclarecimentos necessários.
O governo anunciou por meio de nota que uma nova prova será aplicada no dia 15 de dezembro de 2024 somente para os candidatos alocados na referida escola.
Veja nota na íntegra:
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), informa que o Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo, responsável pela execução do concurso público, está investigando a razão que levou à intercorrência registrada na Escola Djalma Teles Galdino, no período da tarde deste domingo, 1º de dezembro de 2024, durante a aplicação da prova.
Ressaltamos que se trata de um fato isolado e que o Instituto está conduzindo uma avaliação detalhada para apurar os acontecimentos e prestar as informações necessárias com a máxima transparência.
Para garantir a isonomia e o direito de todos os candidatos que estavam exclusivamente alocados na referida escola no período vespertino, será realizada uma nova prova no dia 15 de dezembro de 2024. Os detalhes sobre local e horário serão enviados por e-mail e publicados em edital no site oficial do certame.
O governo do Acre reafirma seu compromisso com a transparência e a condução ética do referido concurso.
Aberson Carvalho
Secretário de Estado de Educação e Cultura