25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Após repercussão negativa e fake news, governo revoga mudanças no Pix

O governo revogou o ato normativo que alterava as regras de fiscalização da Receita Federal, após a repercussão negativa.

O que aconteceu
O anúncio foi feito nesta tarde pelo Ministério da Fazenda, após reunião com o presidente Lula (PT). Com isso, as regras de fiscalização para acima de R$ 5.000 para pessoas físicas, iniciadas em janeiro, param de valer.

O governo editará ainda uma MP que equipara o pagamento em Pix ao pagamento em dinheiro. O objetivo é para que os comércios, movidos pela repercussão, cobrem taxas diferentes para os valores digitais ou em espécie.

O ministro Fernando Haddad chamou de “manipulação de opinião pública”. “O estrago está feito, inclusive senadores e deputados agindo contra o Estado brasileiro. Eles vão responder por isso”, afirmou.

Segundo Haddad, a MP vai focar na proteção e garantia do Pix e para evitar dúvidas que têm sido levantadas desde que as novas regras entraram em vigor. “Para não dar força aos mentirosos, que podem conturbar a aprovação da MP, essa normativa sai de cena para que os parlamentares olhem para o que é importante”, afirmou o ministro.

O ministro seguiu defendendo, no entanto, uma fiscalização mais rigorosa por parte da Receita. “Em todo lugar do mundo se combate o crime com inteligência. Nenhuma empresa séria quer ser usada como meio pelo crime organizado”, justificou.

[Uol]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre

Jamile Romano

Pé-de-Meia encerra 2024 com quase 4 milhões de beneficiados

Jamile Romano

Como o Brasil deve reagir à tarifa de Donald Trump? Quatro especialistas respondem

Raimundo Souza

Gilmar diz que Moraes tem apoio e confiança do STF após decisão de prender Bolsonaro

Kevin Souza

Brasil tem 6,8 milhões de empregos verdes e 2 milhões de jovens atuando na área

Raimundo Souza

Inscrições para a segunda etapa do Revalida terminam nesta terça-feira

Jamile Romano