25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Após repercussão negativa e fake news, governo revoga mudanças no Pix

Publicado em 15/01/2025

O governo revogou o ato normativo que alterava as regras de fiscalização da Receita Federal, após a repercussão negativa.

O que aconteceu
O anúncio foi feito nesta tarde pelo Ministério da Fazenda, após reunião com o presidente Lula (PT). Com isso, as regras de fiscalização para acima de R$ 5.000 para pessoas físicas, iniciadas em janeiro, param de valer.

O governo editará ainda uma MP que equipara o pagamento em Pix ao pagamento em dinheiro. O objetivo é para que os comércios, movidos pela repercussão, cobrem taxas diferentes para os valores digitais ou em espécie.

O ministro Fernando Haddad chamou de “manipulação de opinião pública”. “O estrago está feito, inclusive senadores e deputados agindo contra o Estado brasileiro. Eles vão responder por isso”, afirmou.

Segundo Haddad, a MP vai focar na proteção e garantia do Pix e para evitar dúvidas que têm sido levantadas desde que as novas regras entraram em vigor. “Para não dar força aos mentirosos, que podem conturbar a aprovação da MP, essa normativa sai de cena para que os parlamentares olhem para o que é importante”, afirmou o ministro.

O ministro seguiu defendendo, no entanto, uma fiscalização mais rigorosa por parte da Receita. “Em todo lugar do mundo se combate o crime com inteligência. Nenhuma empresa séria quer ser usada como meio pelo crime organizado”, justificou.

[Uol]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Flamengo vira sobre o Chelsea pela Copa do Mundo de Clubes da Fifa

Marcio Nunes

MJSP e bancos firmam acordo contra crimes financeiros cibernéticos

Raimundo Souza

MPCE denuncia Ciro Gomes por violência política de gênero

Jamile Romano

Mais de 10 milhões de pessoas ainda não entregaram declaração do IR

Marcio Nunes

Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados

Redacao

Como Bolsonaro acompanhou sua condenação a 27 anos de prisão pelo STF

Redacao