25.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Após balsa encalhar, ponte sobre o Rio Caeté é reaberta com controle de fluxo no interior do Acre

Atualizada em 27/01/2025 09:25

A ponte sobre o Rio Caeté, na BR-364, em Sena Madureira, interior do Acre, precisou ser reaberta para passagem de veículos menos de 48 horas após a interdição. É que a balsa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) encalhou no sábado (25) e os motoristas ficaram sem acesso a rodovia.

Por isso, o Dnit liberou o acesso à ponte neste domingo (26). A informação foi confirmada pelo superintendente do Dnit, Ricardo Araújo. “Por enquanto, estamos liberando um caminhão por vez e está dando certo. Estamos providenciando para voltar para a balsa e não haver mais o encalhamento”, explicou o superintendente.

acesso à ponte foi interditado na sexta-feira (24). Com isso, a travessia no Rio Caeté passou a ser feita gratuitamente por balsa com capacidade de transportar todos os tipos de veículos.

Ainda segundo Araújo, após a passagem dos caminhões, os veículos pequenos são liberados para atravessarem a ponte. “O trânsito está liberado por cima da ponte, mas com mediação, em um estilo pare/siga. Estamos refazendo os estudos para ver os riscos”, resumiu.

O superintendente disse que a travessia dessa forma vai ser mantida até esta segunda-feira (27). A partir de terça (28), caminhões e carretas vão atravessar o rio pela balsa e os veículos menores seguem pela ponte.

A ponte foi condenada pelo Dnit após inspeções técnicas identificarem trincas e deslocamentos dos blocos de sustentação, causados pelo talude da margem do manancial. A queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Tocantins e do Maranhão, foi um alerta para o departamento no Acre.

No mesmo dia, um acidente entre embarcações tirou a vida de Raudiney Silva Coesta, de 26 anos. A canoa em que ele estava bateu na balsa do Dnit e ele morreu afogado.

Interdição

interdição estava programada para o último dia 18, mas foi adiada para testes com a balsa e novas avaliações. O acesso é importante porque liga os municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano, indo até FeijóTarauacáCruzeiro do Sul e demais cidades do Vale do Juruá. Agora, o tempo de viagem para esses municípios deve aumentar em pelo menos uma hora.

Além da balsa, um pontilhão deve ser colocado nos dois lados do rio e está sendo estudada a possibilidade do Exército ceder uma ponte metálica para carros pequenos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC), cerca de mil veículos passavam pela estrutura diariamente. Com o baixo nível do rio, a travessia demora cerca de 3 minutos e meio, com os carros já estacionados. Quando o rio encher, esse percurso deve dobrar ou até triplicar o tempo de navegação.

A Portaria nº 136, de 8 de janeiro deste ano, destacou a nova movimentação no talude da margem do Rio Caeté, provocando pressão nos apoios da ponte. “Considerando o histórico e a situação atual, a ponte sobre o Rio Caeté pode comprometer a segurança no trânsito dos usuários que trafegam por esse trecho”, diz a publicação.

O Dnit monitora a ponte com mais intensidade desde 2022quando foi decretada a primeira situação de emergência no local. A partir de 2023, o departamento começou a chamar os técnicos para fazer um levantamento minucioso do que estava acontecendo nessa região.

Entre setembro e novembro de 2024a ponte andou 5 centímetros. Por esse motivo, não é possível que o reparo seja feito de forma paliativa.

O período mínimo para a construção da nova ponte deve ser de 18 meses e, segundo o Dnit, as obras devem começar em julho deste ano.

[G1]

Artigos Relacionados

MPAC promoverá palestra sobre bem-estar e saúde mental na próxima terça

Marcio Nunes

Oficinas de simulação preparam profissionais para combate eficaz a Febre Aftosa no Acre

Raimundo Souza

Suspeito de matar adolescente de 16 anos a facadas abusava sexualmente da vítima há 5 anos; homem foi preso

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco monitora elevação do Rio Acre que se aproxima da cota de alerta e preocupa Defesa Civil Municipal

Jamile Romano

Delegados de Polícia Civil são homenageados em sessão solene na Aleac

Marcio Nunes

Prefeitura realiza limpeza preventiva das lagoas de captação da ETA II

Jamile Romano