30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Após atraso de funerária, corpo de vítima de queda de avião deve chegar ao Acre terça (28) à noite

Atualizada em 28/05/2024 09:15

O velório e enterro da biomédica Amélia Cristina Rocha, de 28 anos, estavam marcados para manhã e tarde desta terça-feira (28), respectivamente. O corpo iria sair de Manaus na noite desta segunda (27) em um voo comercial, contudo, a funerária contratada atrasou cerca de uma hora e perdeu o horário de embarque.

👉 Contexto: Sete pessoas estavam a bordo da aeronave que caiu após decolar, incluindo o piloto, sendo quatro homens e três mulheres. Eles seguiam para a cidade de Santa Rosa do Purus, distante 150 km do município de onde decolaram. Sidney Estuardo Hoyle Vega, comerciante peruano, morreu no acidente. Nove dias depois, Suanne Camelo morreu em Manaus (AM).

Agora, a previsão é de que o corpo de Amélia saia do estado amazonense por volta das 3h de terça e chegue ao Acre apenas à noite. Com isso, a família ficou com pouco tempo para velar e se despedir da jovem.

“Soubemos aqui que não embarcou lá em Manaus por conta da irresponsabilidade da funerária, atrasou uma hora, não cumpriu com o combinado com a GOL. Nesse caso, vai ter que embarcar em outro horário”, lamentou o pai de Amélia, Manoel da Rocha Neto.

A biomédica morreu na tarde da última sexta (24) no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na capital amazonense. Amélia é terceira vítima fatal da queda do avião em Manoel Urbano, interior do Acre, em março deste ano.

Ela estava internada na unidade desde 21 de março. Amélia foi a primeira paciente transferida pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para unidade especializada do Amazonas. Ela foi extubada no dia 25 de março, mas continuou na UTI, seguindo com o tratamento.

Segue internado no Centro de Tratamento de Queimados o piloto da aeronave, Valdir Roney Mendes, de 59 anos. A última atualização do quadro de saúde do piloto repassada pelo hospital informava que ele tinha sido extubado no último dia 8, mas que a situação apesar de estável ainda era considerada grave.

Ainda segundo o pai, houve ainda a tentativa de embarcar o corpo de Amélia em um voo de outra companhia aérea, mas sem sucesso. “Tem que aguardar o outro voo que vai sair três horas. É um absurdo porque a família fica em um desespero grande, já tem quase quatro dias”, resumiu.

Piora médica

Ainda segundo o pai, Amélia contraiu pneumonia e também adquiriu uma infecção no hospital. Contudo, ela já estava sentando e fazendo fisioterapia. “Estava animada, mas nos últimos dois dias o quadro se agravou, não sei por que, teve a infecção e a pneumonia”, lamentou.

Amélia era acompanhada pela mãe, o irmão e o marido, o dentista Bruno Fernando dos Santos, de 36 anos, que também estava na aeronave. Bruno não precisou ser transferido para o estado vizinho, se recuperou dos ferimentos no pronto-socorro de Rio Branco e recebeu alta no dia 25 de março.

O dentista e a mãe de Amélia voltaram para o Acre no sábado (25). O irmão dela, Pedro Lucas, acompanha o translado até Rio Branco.

No último dia 10 deste mês, Manoel Neto chegou a confirmar que a jovem tinha sido extubada novamente e estava no leito se recuperando bem.

‘Com medo’

Pouco antes de embarcar no avião, Amélia chegou a dizer para uma amiga que estava com medo da viagem. Amiga de Amélia e de Bruno, a operadora de áudio Roberta Maria contou ao g1 sobre a conversa que teve com a vítima.

“Antes dela decolar, me mandou uma mensagem falando que já tava em Manoel Urbano e se preparava para decolar. Aí eu perguntei se ela tava bem, ela disse que tava com um pouco de medo”, conta Roberta, que tentou acalmar a amiga.

Veja quem são os sobreviventes:

  • Roney Mendes, de 59 anos – piloto do avião. Transferido no dia 22 de março em UTI aérea para o Centro de Tratamento de Queimados de Manaus, onde segue internado.
  • Mateus Jeferson Fontes, 26 anos – noivo de Suanne. Foi transferido para o Centro de Tratamento de Queimados no dia 24 de março. Ele recebeu alta médica no dia 4 de abril e voltou para Rio Branco no dia seguinte.
  • Bruno Fernando dos Santos, 36 anos – dentista e marido de Amélia. Recebeu alta do Pronto-Socorro de Rio Branco no dia 25 de março.
  • Deonicilia Salomão Kalisto Kaxinawá, 15 anos – estudante. Visitava a família em Manoel Urbano e foi a que se feriu com menos gravidade. Recebeu alta do hospital de Manoel Urbano no dia 25 de março.

O avião Cessna Skylane 182 tinha capacidade para transportar, no máximo, quatro pessoas. Entretanto, sete passageiros e o piloto estavam dentro da aeronave no momento da queda. Além disso, não tinha autorização para atuar como táxi aéreo.

O avião caiu logo após a decolagem, a 1 quilômetro da cabeceira da pista, e estava a caminho de Santa Rosa do Purus, distante 150 km do município onde ocorreu o acidente.

 

[G1]

Artigos Relacionados

Entrevista a Difusora: Gladson destaca conquistas de 2023 e projetos futuros

Marcio Nunes

Governo do Acre antecipa pagamento dos servidores públicos para o dia 27

Jamile Romano

Gestores e técnicos do Acre participam de debate sobre integração do sistema de cadastro ambiental brasileiro em Brasília

Jamile Romano

Faixa etária para vacinação contra a dengue é ampliada pela 3ª vez no AC por baixa adesão do público-alvo

Jamile Romano

Condenações por feminicídio tentado em Senador Guiomard reafirmam compromisso da Polícia Civil do Acre

Jamile Romano

População rio-branquense reconhece trabalho de limpeza realizado pela prefeitura na capital

Jamile Romano