35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcrePolicial

Após 50 dias de buscas, polícia federal prende acreanos fugitivos de Mossoró

Publicado em 04/04/2024

As polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF) prenderam, na tarde desta quinta-feira (4/4), em Marabá (PA), os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33.

Os criminosos fugiram do complexo de segurança máxima em 14 de fevereiro. As buscas duraram 50 dias. Rogério estava de camiseta preta, cabelo e barba feitos, e apresentava um ferimento no nariz. Já Deibson também estava barbeado, com cabelo cortado e vestia camisa gola polo e boné vermelhos.

Chamou a atenção a localização dos dois, pois estavam a 1,6 mil quilômetros de distância da penitenciária de Mossoró.

Comando Vermelho

Como o Metrópoles revelou nessa quarta-feira (3/4), um integrante do Comando Vermelho (CV), suspeito de prestar apoio aos fugitivos foi preso pela Polícia Federal em uma pousada localizada na Praia do Futuro, em Fortaleza.

O mandado foi expedido pela 8ª Vara Federal de Mossoró (RN). O criminoso, identificado como João Victor Xavier da Cunha, tem 25 anos e foi detido na segunda-feira (1º/4).

Na terça (2/4), a Corregedoria-Geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), informou que concluiu relatório sobre a fuga. O documento aponta que houve falhas nos procedimentos carcerários de segurança.

O procedimento, que avalia a responsabilidade de servidores da penitenciária no caso, no entanto, concluiu que não há indícios de corrupção.

Em razão das falhas apontadas pela corregedora-geral, Marlene Rosa, foram instaurados três processos administrativos disciplinares (PADs) envolvendo 10 servidores.

Fuga na madrugada

Deibson Cabral Nascimento, o “Deisinho” ou “Tatu”, e Rogério da Silva Mendonça escaparam da prisão de segurança máxima por volta das 3h30 de 14 de fevereiro. Os criminosos, que são integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), fugiram por um buraco na parede das celas.

Para a fuga, que é considerada a primeira desde a inauguração desse tipo de prisão no Brasil, os detentos utilizaram ferramentas da obra que ocorria na unidade prisional. As câmeras do local não capturaram o momento, porque não estavam funcionando.

A Penitenciária Federal de Mossoró foi inaugurada em julho de 2009 e fica em uma área rural no Rio Grande do Norte.

[Sertão 24 horas] 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Morre bebê acreano que precisa de remédio mais caro do mundo

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza entrega de cestas básicas a 220 famílias da zona rural

Marcio Nunes

Sine divulga 121 vagas de emprego nesta sexta-feira,14, confira

Jamile Romano

Educação do Acre realiza seminário para debater a implementação do ensino sobre os povos originários nas escolas

Marcio Nunes

Desafios do saneamento na Amazônia: uma reflexão necessária

Raimundo Souza

Asfalta Rio Branco mostra resultado de trabalho em vários bairros da cidade

Jamile Romano