25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Capivara morre em tanque de estação de tratamento de Rio Branco

Publicado em 10/03/2025

Uma capivara morreu após entrar em um tanque da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, que fica no Bairro Sobral, em Rio Branco. O animal foi achado morto quatro dias depois, após ser ‘sugado’ por uma bomba de captação .

Em nota, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) lamentou o ocorrido e confirmou que o animal entrou no dia 28 de fevereiro e teria morrido no dia 3 de março. (Veja vídeo abaixo)

A autarquia informou que somente no dia 3 de março a bomba foi desligada, “após ser avaliado que a interrupção imediata poderia comprometer o abastecimento de água à população”, porém o animal já estava morto. (Confira nota completa abaixo)

Ainda segundo a Saerb embora o incidente tenha ocorrido na lagoa de captação, a qualidade da água tratada e distribuída à população não foi comprometida.

No vídeo é possível ver os funcionários da ETA II retirando o que possivelmente é o couro do animal que ficou preso nas máquinas. De acordo com o Saerb o Corpo de Bombeiro foi acionado e apesar das tentativas de captura, o animal fugia e permaneceu na lagoa durante o dias 1º e 2 de março.

Segundo o Saerb, os operadores da ETA fazem análises a cada 2 horas e o laboratório está fiscalizando a qualidade da água com análises diárias. A nota assegura que o Saerb conta com biólogos e laboratoristas que garantem a excelência no controle da qualidade da água.

g1 entrou em contato com o Corpo de Bombeiros do Acre para saber como foi atendimento no local, e o porquê conseguiram retirar o animal durante os dois primeiros dias, antes que morresse, porém até a última atualização dessa reportagem, não houve resposta.

Confira a íntegra da nota:

“O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) lamenta profundamente o ocorrido na Captação da ETA 2 e esclarece os fatos, reafirmando seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com a prevenção de novos incidentes.

No dia 28 de fevereiro, uma capivara foi encontrada na lagoa de captação de água, e, de imediato, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Apesar das tentativas de captura, o animal fugia da abordagem e permaneceu na lagoa nos dias seguintes, 1º e 2 de março. Durante esse período, o Saerb manteve contato constante com os Bombeiros e tomou todas as medidas possíveis para resolver a situação. Os números de protocolo gerados durante o ocorrido foram: nº 4388, 5699 e 7868.

Na segunda-feira, 3 de março, às 14h, o Saerb decidiu desligar a bomba após avaliar que a interrupção imediata poderia comprometer o abastecimento de água à população. A bomba foi desligada como medida de segurança, mas, infelizmente, o animal já havia falecido.

Controle de Qualidade da Água

Os operadores da ETA realizam análises a cada 2 horas e o laboratório do SAERB fiscaliza a qualidade da água com análises diárias. Cumprimos a Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde e realizamos coletas de água na saída da ETA e na Rede de Distribuição para garantir que a água mantenha a mesma qualidade até a residência do usuário. Contamos com biólogos e laboratoristas capacitados para garantir a excelência no controle da qualidade da água.

Reforçamos que, embora o incidente tenha ocorrido na lagoa de captação, a qualidade da água tratada e distribuída à população não foi comprometida.”

[G1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo convoca aprovados no concurso do Iapen para posse

Redacao

Prefeito Bocalom tem segurança triplicada e Gabinete Militar da Prefeitura de Rio Branco pede auxílio à PF

Jamile Romano

Acre apresenta projetos inovadores desenvolvidos por estudantes do Ieptec em evento nacional de educação profissional em Brasília

Marcio Nunes

Confira as agendas dos candidatos a prefeitos de Rio Branco para esta sexta-feira, 06

Raimundo Souza

Em Porto Acre, vice-governadora Mailza Assis realiza visita a abrigos que cuidam de atingidos pela enchente do Rio Acre

Jamile Romano

Mulher chama a Polícia Militar para prender irmão em Cruzeiro do Sul por medo de facção criminosa

Kevin Souza