Atualizada em 18/03/2025 09:06
O ano letivo de 2025 teve início, nesta segunda-feira (17), em Rio Branco, após ser adiado devido às cheias dos igarapés e do Rio Acre. A cerimônia oficial aconteceu no Centro de Educação Infantil (CEI) Olindina Bezerra da Costa, no bairro Parque dos Sabiás.
O evento contou com a presença do prefeito Tião Bocalom, do vice-prefeito Alysson Bestene, que preside a Secretaria Municipal de Educação (Seme), vereadores e outras autoridades municipais. Enquanto aguardavam o início da cerimônia, as crianças participaram de diversas brincadeiras.
Durante seu discurso, o vice-prefeito Alysson Bestene destacou os investimentos da prefeitura na educação infantil. Segundo ele, 11 escolas estão ativas e 6 ainda permanecem fechadas devido às enchentes. Das 6 escolas sem aulas, 2 estão sendo utilizadas como abrigo para as famílias atingidas pelas águas e 4 estão em estado de sobreaviso.
Bestene afirmou ainda que a rede municipal conta atualmente com 22 mil crianças matriculadas e que a equipe está elaborando um planejamento para garantir que os alunos das escolas utilizadas como abrigo não sejam prejudicados no calendário escolar. De acordo com ele, a prioridade é minimizar os impactos do atraso nas aulas.
“O prefeito pediu que nós nos envolvêssemos para ajudar essas famílias, e a gente está dando toda a assistência necessária no Parque justamente para não atrasar mais um ano letivo utilizando as escolas.”
A diretora do Centro de ensino, Madalena Gama, agradeceu à gestão municipal pelo compromisso com a educação e enfatizou a qualidade das reformas realizadas, bem como a melhoria da merenda e do fardamento escolar.
“A gente agradece também ao nosso prefeito e ao secretário, que têm investido bastante na educação. Os pais ficaram bastante felizes na reunião com os kits que vão receber, com fardamento. E nós estamos na expectativa para melhor receber as crianças.”
[Assessoria]