25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Alunos da escola Ramona Mula de Castro participam de projeto contra a violência infantil

Alunos, professores e toda a comunidade da Escola Ramona Mula de Castro, localizada no bairro Boa Vista, na região da Baixada da Sobral, participaram na tarde desta segunda-feira, dia 29, do lançamento do projeto de extensão “Infância segura: prevenção à violência sexual contra crianças”.

O projeto é desenvolvido e realizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac), coordenado pela professora Alcione Maria Groff e conta com a participação de docentes e acadêmicos dos cursos de pedagogia, letras/libras e medicina.

Entre os objetivos do projeto está a promoção de ações educativas e preventivas voltadas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças, envolvendo tanto a comunidade escolar como também as famílias, além de instituições parceiras como o Ministério Público do Acre (MPE).

Para a gestora da Escola Ramona Mula de Castro, professora Cristina Araújo, o projeto é de fundamental importância na medida em que as famílias, segundo ela, estão despercebidas sobre o que acontece até mesmo dentro da própria casa.

“Muitas vezes, a criança convive com um tio ou até mesmo um vizinho e ela não sabe do risco, já que muitas vezes pode vir a sofrer um abuso, um ato de violência. Então, o projeto está sendo importante para esclarecer a toda a comunidade sobre esse problema que, infelizmente, ronda as nossas crianças”, faz questão de dizer.

Ela explica que a Escola Ramona Mula de Castro abraça com o carinho o projeto que está sendo desenvolvido pela Ufac. “A nossa comunidade vai entender melhor esse projeto e vai abraçar junto com a gente, pois a participação dos pais e das mães é fundamental para que a gente consiga combater esse tipo de violência”, faz questão de enfatizar.

Dalvanir Mota da Costa é mãe de um aluno que estuda no primeiro ano do ensino fundamental, anos iniciais, e faz questão de destacar que um projeto dessa natureza na região da Baixada é fundamental. “Disponibilizar esse projeto para as mães é importante para que possamos manter um diálogo com as crianças”, afirmou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Semulher participa da 3ª Conferência Intermunicipal de Políticas para Mulheres do Juruá

Marcio Nunes

Inauguração do Museu dos Povos Acreanos, revitalização de espaços e diálogo com fazedores de cultura marcaram ações da FEM em 2023

Jamile Romano

Falcão, Sheila Andrade e Joabe Lira deixam seus cargos na prefeitura de Rio Branco

Jamile Romano

Operação conjunta do MPAC e MPRO recaptura foragido líder de facção criminosa

Jamile Romano

Governador se reúne com prefeito de Xapuri para acertar entrega da Ponte Sibéria

Raimundo Souza

Governo viabiliza 27 apresentações de artistas locais em palcos da Expoacre

Raimundo Souza