25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Alunos da EJA participam de oficina sobre educação financeira

Publicado em 26/03/2024

O Núcleo de Matemática e Ciências Aplicadas (NMCA), da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), foi até a Escola Ayrton Senna, em Rio Branco, na noite desta segunda-feira, 25, para levar aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a oficina Tá Tudo sob Controle, que apresenta o tema da educação financeira.

Os palestrantes são os professores Marcelo Mena Barreto, que aborda a questão do consumismo, e Luan Felipe Momo, que esclarece a importância de poupar, para se ter uma reserva de emergência para o futuro.

Para Luan Felipe, a oficina é fundamental, porque ajuda os alunos a adquirir novos hábitos financeiros, a criar uma rotina e a ter uma nova postura financeira mais saudável. Segundo ele, não se trata de um ensinamento de como tornar a pessoa rica da noite para o dia, mas sim de como ter uma vida equilibrada em relação à administração do dinheiro.

São trabalhados também conteúdos matemáticos básicos que a pessoa precisa dominar para administrar o dinheiro, como investir e guardar. “Entre outras coisas, a gente traz algumas opções de investimentos, quais são os investimentos mais seguros a se fazer e quais são aqueles mais arriscados. Por fim, trabalhamos o aspecto socioemocional, porque não adianta guardar dinheiro e saber de investimentos se você não tem controle, não tem domínio sobre o dinheiro”, explicou Luan.

A professora Bruna Cristina Santos, que ministra aos alunos da EJA a disciplina eletiva Pé-de-Meia, contextualizou a importância da oficina, solicitada pelos próprios alunos. Segundo ela, muitos não sabem e somente 3,6% dos brasileiros guardam alguma reserva para se aposentar.

O mesmo pensamento tem o aluno Aldo Feitosa, que está no terceiro ciclo do ensino médio. “Se não tiver educação financeira fica difícil, a gente acaba gastando o que não tem e, se gasta mal, acaba falhando o ciclo mensal e acabam os recursos”, observou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Idaf destaca importância do cadastro de áreas de soja para sanidade das lavouras no Acre

Marcio Nunes

Bocalom visita Brasiléia, destaca vocação agrícola do município e recebe elogios de Carlinhos do Pelado

Marcio Nunes

Prefeito de Rio Branco reforça parceria com Campinas para ampliar eficiência do saneamento em Rio Branco

Marcio Nunes

Mais de 600 crianças nascidas no Acre em 2025 não possuem o nome do pai no registro

Kevin Souza

Marcus Alexandre lidera Delta com 42,11%, Bocalom tem 35,03%

Marcio Nunes

OAB Acre realiza primeira sessão com Conselho Pleno com ato em defesa das sustentações orais

Marcio Nunes