23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Operação Mutus II prende integrantes de organização criminosa no Acre

Publicado em 08/01/2025

A Operação Mutus II foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (8), pela a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado do Acre (Ficco/AC), composta pelas Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar e Penal, com o objetivo de combater organização criminosa atuante no Estado do Acre.

Esta operação é um desdobramento da primeira fase, realizada em abril de 2024. A partir da análise dos materiais apreendidos na etapa anterior, foi possível identificar um núcleo específico da organização criminosa responsável por aplicar regras internas e impor a disciplina entre os integrantes.

As investigações apontaram que esse núcleo exercia controle rigoroso sobre as atividades ilícitas desenvolvidas pela facção, incluindo o tráfico de drogas e a posse de armas.

Durante a ação, foram cumpridas 12 medidas cautelares, sendo seis mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, nas cidades de Rio Branco e Epitaciolândia. As diligências contaram com a mobilização de mais de 20 agentes das forças de segurança pública federal e estadual.

Os detidos durante a operação estão sendo investigados pelo crime de integrar organização criminosa, cuja pena prevista é de reclusão de três a oito anos, além das relacionadas a tráfico de drogas e posse irregular de armas de fogo.

Segundo a Ficco/AC, as investigações continuam em andamento, com o objetivo de desarticular por completo os núcleos operacionais da organização criminosa e prevenir novas ações ilícitas.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco realiza palestra sobre prevenção ao câncer de mama em alusão ao Dia do Servidor

Raimundo Souza

Governo pactua implantação do programa Família Acolhedora em municípios do Acre

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco adia para domingo o acender das luzes de Natal

Raimundo Souza

Prefeitura realiza busca ativa para reintegrar e amparar a população em situação de rua

Marcio Nunes

Polícia Civil recupera duas motocicletas furtadas no bairro Alto Alegre

Kevin Souza

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, deu início nesta segunda-feira, 7 de julho, à “Operação Semana Zero”, que marca o início das ações estratégicas de abastecimento emergencial de água potável nas comunidades rurais mais afetadas pela seca. De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, esta é a primeira fase da chamada “Operação Estiagem”, que ocorre anualmente durante o período mais crítico de seca no município – entre julho e dezembro. “A Semana Zero funciona como uma fase de testes e ajustes. Durante esta semana inicial, abastecemos as comunidades e identificamos os pontos de melhoria. Assim, nas visitas seguintes, conseguimos atender com mais precisão e eficiência”, explicou. O objetivo da operação é minimizar os impactos da estiagem e evitar o consumo de água imprópria, prevenindo o surgimento de doenças. A ação segue orientação direta do prefeito Tião Bocalom, que determinou o início antecipado da operação este ano, tendo em vista o agravamento da seca no trimestre julho-setembro. A Defesa Civil atenderá aproximadamente 42 comunidades rurais que não possuem acesso à rede regular de abastecimento. Segundo Falcão, o trabalho atinge entre 5 a 6 mil famílias, o que representa um total de 25 a 30 mil pessoas diretamente beneficiadas. “Ampliamos significativamente a abrangência da operação desde 2018. No início da primeira gestão do prefeito Bocalom, o número de comunidades atendidas era bem menor. Hoje conseguimos atender muito mais localidades e com mais frequência, graças ao comprometimento da atual gestão”, destacou o coordenador. Líder comunitário do bairro Jardim Panorama, Armando Santos reconheceu a importância da ação. “Essa iniciativa da Prefeitura de Rio Branco é essencial. A água é uma necessidade básica e o apoio da Defesa Civil tem feito a diferença na vida da nossa comunidade”, afirmou. A operação segue até meados de dezembro, garantindo o abastecimento contínuo e a segurança hídrica das famílias durante todo o período de estiagem.

Jamile Romano