33.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Aleac debate medidas contra o aumento da violência contra a mulher no Acre

Atualizada em 09/05/2024 16:35

Na manhã desta quinta-feira (09), a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou uma audiência pública para discutir o alarmante aumento do índice de violência contra a mulher no Estado. Convocada a partir de um requerimento apresentado pelo deputado Fagner Calegário (Podemos), o encontro teve como objetivo debater políticas públicas de prevenção e combate a esse mal que assola a sociedade acreana.

O debate foi instigado por dados preocupantes, revelados em um relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) referente ao ano de 2023. Segundo o documento, o Acre registrou o segundo maior índice de feminicídios do país, com uma taxa alarmante de 2,4 mortes de mulheres para cada 100 mil habitantes. Esse número representa um crescimento exponencial em relação ao ano anterior, quando foram registradas 2,2 mortes para o mesmo grupo populacional.

Durante o encontro, diversos representantes da sociedade civil, autoridades policiais e membros do governo do Estado e do legislativo estadual, expressaram preocupação com a situação e apresentaram propostas para enfrentar esse cenário alarmante.

Em sua fala, o deputado Fagner Calegário destacou a importância do mês de maio, simbolizado pela cor laranja, para promover a conscientização e o combate ao aborto e à exploração sexual infantil. “Que hoje a gente possa aqui debater aquilo que possa vir a transformar as vidas das pessoas, das mulheres e das crianças do nosso país”, enfatizou o parlamentar. Ele também deu as boas-vindas aos presentes, ressaltando o compromisso de construir um futuro melhor.

Em seguida, Joelda Paz da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), enfatizou o compromisso do governo em abordar essa questão multifacetada. “A criação da secretaria e seu retorno refletem uma decisão política crucial do governador Gladson Cameli, demonstrando a importância do Estado em combater a violência de gênero”, ressaltou a representante. Ela destacou a necessidade de um esforço conjunto, envolvendo a sociedade, o Estado e os poderes públicos em todos os níveis, para enfrentar essa grave questão.

Ao apresentar os resultados e programas desenvolvidos pela Secretaria desde sua implementação em março de 2023, Joelda Paz destacou a importância do monitoramento dos serviços de atendimento e do trabalho preventivo.

“Nosso objetivo é fortalecer as mulheres, capacitando-as para que compreendam e ajam diante do ciclo de violência, tornando-as protagonistas de suas vidas”, afirmou. Com dados de 2023 e parciais de 2024 em mãos, a Joelda Paz demonstra um compromisso tangível em promover a segurança e o empoderamento das mulheres no estado.

Joelda também anunciou os impressionantes resultados alcançados pelo ônibus Lilás em seu primeiro ano de operação. Segundo ela, o ônibus é um instrumento fundamental de prevenção, e tem alcançado mulheres em áreas rurais e remotas, onde muitas vezes o acesso a serviços é limitado.

“Com duas salas de atendimento e uma equipe multidisciplinar, o ônibus percorreu o interior do estado, alcançando 14 municípios, 32 localidades e atendendo 739 mulheres. Além disso, mais de 27 mil materiais informativos foram distribuídos, fornecendo contatos para denúncias e informações sobre violência contra as mulheres. A parceria com serviços de saúde, assistência social e documentação civil resultou em mais de 5 mil atendimentos, totalizando mais de 32 mil procedimentos realizados”, disse.

[Agência Aleac]

Artigos Relacionados

Empreendedorismo em pauta: Prêmio Sebrae de Jornalismo abre inscrições

Jamile Romano

Semulher promove palestra de conscientização sobre câncer de mama e de colo de útero

Marcio Nunes

Técnica da hidroponia diversifica setor produtivo na zona rural de Rio Branco

Jamile Romano

Com influência nordestina, extrativista e até japonesa, 3 cidades do Acre aniversariam nesta terça-feira

Jamile Romano

Deracre e Prefeitura de Sena Madureira realizam ação de limpeza na cidade

Marcio Nunes

Comunidade Vila Verde receberá água encanada após décadas de espera

Jamile Romano