24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Aleac aprova projeto que corrige vedação inconstitucional no Banco de Horas dos policiais penais

Com o recesso parlamentar previsto para iniciar no próximo dia 15 de julho, os deputados estaduais intensificaram esta semana a votação de projetos e matérias pendentes nas comissões, como forma de “limpar as gavetas” antes da pausa legislativa. Nesta quarta-feira (9), mais de 50 projetos de lei de autoria parlamentar e Executivo foram aprovados em plenário.

Dentre eles, está o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que altera a legislação sobre o Banco de Horas no âmbito do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen). A proposta, relatada pelo deputado Arlenilson Cunha (PL), foi construída em diálogo com o Governo do Estado e o Sindicato dos Policiais Penais do Acre (Sindapen).

O texto revoga o inciso II do artigo 5º da Lei nº 2.876, de 30 de dezembro de 2014, que vedava o acesso ao Banco de Horas aos policiais penais que respondessem a inquérito policial, sindicância ou processo administrativo. Para o relator, a norma anterior representava uma penalização antecipada e inconstitucional.

“Essa matéria corrige uma injustiça. Ela violava princípios como a presunção de inocência e o devido processo legal, estabelecendo uma punição prévia antes de qualquer julgamento. Não se trata de defender ilegalidades, mas de assegurar a legalidade e os direitos constitucionais dos servidores”, afirmou o deputado Arlenilson Cunha.

A proposta foi aprovada por unanimidade. Para o relator, a medida representa um avanço na valorização da categoria e no respeito ao ordenamento jurídico.

Outra proposta aprovada garante segurança jurídica e corrige vazio legal na carreira dos motoristas penitenciários

Os deputados também aprovaram o projeto de lei igualmente relatado pelo deputado Arlenilson Cunha (PL), que altera a Lei nº 3.259 para regulamentar a situação funcional dos motoristas penitenciários oficiais. A proposta trata da transformação dos cargos de técnico administrativo e operacional, cujo provimento originário se deu na função de motorista, com objetivo de assegurar direitos, prerrogativas e a continuidade da carreira.

O relator explicou que esses profissionais chegaram a ser incluídos como policiais penais por meio de uma emenda à Constituição Estadual, aprovada pela Aleac em 2019. No entanto, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em ação direta de inconstitucionalidade, determinou a exclusão dos motoristas da nova carreira, deixando o grupo em uma espécie de limbo jurídico.

“Eles continuam trabalhando armados, fazendo transporte de apenados, lidando com situações de risco, mas perderam o respaldo jurídico para progressão funcional, aposentadoria especial e outros direitos. Essa nova lei traz segurança jurídica tanto para o Estado quanto para os servidores”, explicou Arlenilson.

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) também destacou a importância da matéria, relembrando o histórico da PEC estadual que criou a Polícia Penal no Acre e o impacto da decisão do STF.

“Esses profissionais ficaram literalmente no limbo. Não eram mais o que eram antes, nem podiam ser promovidos. Essa matéria corrige um vácuo legislativo que tirava o sono de muitos servidores. Eu conheço de perto as angústias dessa categoria, e hoje damos um passo importante para fazer justiça”, disse.

A medida foi construída em consenso com o Governo do Estado, por meio da Casa Civil, Procuradoria-Geral e Secretaria de Governo, após diálogo com os próprios motoristas penitenciários.

Os deputados aprovaram ainda mais de 25 projetos de lei de autoria parlamentar, sendo a maioria deles Moção de Aplausos. Um dos aprovados é o de autoria do deputado Afonso Fernandes (PL), que concede Moção de Aplausos à Defensoria Pública do Acre pela criação do Núcleo Especializado de Conflitos Agrários Regularização Fundiária Urbana e Rural.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vice-governadora Mailza Assis representa o Acre em encontro internacional sobre meio ambiente em Nova York

Redacao

Deracre ministra curso sobre segurança em aviação para servidores da autarquia

Marcio Nunes

Frente à extrema seca e ao risco de desabastecimento de água, Estado do Acre decreta situação de emergência

Jamile Romano

O governador Gladson Cameli promulga leis que proíbem o uso de telefones móveis em salas de aula no estado Acre

Raimundo Souza

RH Itinerante de Gestão de Pessoas em Cruzeiro do Sul encerra primeiro dia com auditório lotado

Redacao

Ufac abre 80 vagas para Medicina em Vestibular com Bônus Regional

Raimundo Souza