23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Aleac aprova projeto que aprimora condições do REFIS

Publicado em 20/02/2025

Os deputados estaduais aprovaram, na sessão desta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), um projeto de lei de autoria do Poder Executivo que altera a Lei nº 3.673, de 2020. A proposta busca melhorar as condições do Programa de Recuperação Fiscal (REFIS 2021), oferecendo novas opções de pagamento para a regularização de débitos fiscais relacionados ao ICMS.

De acordo com o texto aprovado, os contribuintes que possuem créditos tributários de ICMS em casos de substituição tributária interna poderão parcelar suas dívidas em até 48 vezes. Além disso, a parcela inicial, que anteriormente era de 30% do saldo consolidado, foi reduzida para 10%, facilitando a adesão ao programa.

O governo argumenta que a proposta é essencial para estimular a regularização fiscal, garantir a recuperação de créditos tributários e fortalecer a arrecadação estadual. A medida, segundo o Executivo, se faz necessária diante do atual cenário econômico, que ainda apresenta desafios para empresas e cidadãos acreanos.

O governador Gladson Cameli enviou o projeto à Aleac com pedido de urgência, justificando que a flexibilização das regras do REFIS 2021 contribuirá para um ambiente econômico mais equilibrado. “Diante das dificuldades enfrentadas pelos setores produtivos, é fundamental garantir condições mais acessíveis para a regularização de débitos, assegurando justiça fiscal e incentivando a recuperação financeira das empresas”, destacou.

Com a aprovação do projeto, a expectativa é que mais contribuintes possam aderir ao programa, regularizando suas pendências fiscais e contribuindo para o fortalecimento das contas públicas do Estado. O governo acredita que a iniciativa beneficiará tanto os empresários quanto a administração pública, garantindo maior estabilidade financeira e impulsionando a economia local.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

[Aleac]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Mendonça vota para tirar Moraes de investigação contra Bolsonaro

Raimundo Souza

Marcus Alexandre pede contribuições da Ufac para seu plano de governo

Jamile Romano

Tarcísio sobre Alexandre de Moraes: “não se briga com ele; a gente se une a ele”

Raimundo Souza

Prefeito de Rio Branco Tião Bocalom oficializa a nomeação dos secretários que vão compor a nova equipe da gestão 2025/2028

Raimundo Souza

Fux vota pela absolvição de ex-ministro da Defesa de Bolsonaro

Redacao

Gladson Cameli se pronuncia sobre suspensão do julgamento e critica falta de acesso aos documentos do processo

Kevin Souza