Atualizada em 06/05/2025 10:30
Durante o mês de maio, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) se une à campanha nacional Maio Laranja, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A mobilização, instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000, marca o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória do caso da menina Araceli Cabrera, de apenas oito anos, assassinada em 1973 no Espírito Santo. Desde então, a data tornou-se símbolo da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes brasileiros.
O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), destacou a relevância da campanha e reafirmou o compromisso do Parlamento acreano com a proteção da infância. “Essa é uma pauta que exige atenção permanente. O Maio Laranja é um alerta para que todos nós, enquanto sociedade e poder público, estejamos atentos aos sinais de violência e atuemos com firmeza na garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
Ao longo do mês, a Aleac deve realizar ações de conscientização. A intenção é fortalecer a rede de proteção e incentivar a denúncia de casos de violência. Além disso, a fachada do prédio ficará iluminada com a cor laranja durante todo o mês.
A Assembleia também incentiva a população a utilizar os canais oficiais para denúncias, como o Disque 100, serviço gratuito e sigiloso que funciona 24 horas por dia.
Proteja. Denuncie. Faça parte dessa luta. O combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos!
Texto: Mircléia Magalhães
Agência Aleac