25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

Alcolumbre assume papel de ‘algoz’ da oposição e surpreende até aliados de Lula

Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado Foto: WILTON JUNIOR

Presidente do Senado foi firme na oposição à anistia ‘ampla, geral e irrestrita’, travou a PEC da Blindagem e fez críticas contundentes à atuação de Eduardo Bolsonaro

Por Iander Porcella do (Estadão)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), assumiu de vez o papel de “algoz” da oposição e tem surpreendido até aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com sua “inabalável” postura governista. Nas últimas semanas, o parlamentar foi firme no posicionamento contrário à anistia “ampla, geral e irrestrita” defendida pelo PL, travou a PEC da Blindagem encampada por bolsonaristas e fez críticas contundentes à atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

“Alcolumbre tem que defender o Congresso. Essa é a função principal dele”, reagiu o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em conversa com a Coluna do Estadão. Procurado, Alcolumbre não comentou.

Além disso, o presidente do Senado também decidiu manter seus indicados na Esplanada mesmo com o rompimento de seu partido, o União Brasil, com o Palácio do Planalto.

Integrantes do Planalto ouvidos pela Coluna dizem que a relação com o Congresso tem sido o inverso do previsto. No início do ano, os lulistas esperavam calmaria na Câmara com Hugo Motta (Republicanos-PB) e dificuldades no Senado com Alcolumbre. Agora, perderam a confiança no deputado e apostam todas as fichas no senador.

Governistas observam que o clima no Senado hoje é mais tranquilo até que na gestão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O antecessor de Alcolumbre chegou a devolver a Lula uma MP e deu andamento a uma PEC contra o STF.

 

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Evento do 8 de janeiro mostra Lula e STF com discursos alinhados, mas Congresso dividido

Jamile Romano

Marcos Alexandre faz mensagem de agradecimento

Raimundo Souza

Moraes determina suspensão parcial da ação do golpe contra Ramagem

Raimundo Souza

Haddad fica de fora do debate sobre demissão de Prates em manobra de Costa

Raimundo Souza

Petecão busca, junto ao Dnit, celeridade na liberação de recursos para a infraestrutura rodoviária do Acre

Jamile Romano

Trama golpista: Moraes dá 5 dias para advogados apresentarem defesa no processo

Raimundo Souza