23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Política

Alckmin diz que Silvio teria sido um candidato forte à Presidência

Publicado em 18/08/2024

Vice-presidente deu declarações neste domingo

Vice-presidente Geraldo Alckmin Foto : Cadu Gomes / VPR

Neste domingo (18), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que Silvio Santos seria um “candidato muito forte” à Presidência na eleição de 1989. A declaração foi dada durante entrevista à CNN Brasil.

Alckmin também falou que o dono do SBT serviu ao país em sua área de influência.

– Poucas pessoas eram tão conhecidas, tão queridas. [Silvio] acabou não sendo candidato, mas serviu ao Brasil na sua área de influência – comentou.

IMPUGNADO PELO TSE
Em determinados momentos de sua trajetória, o apresentador Silvio Santos tentou transformar sua visibilidade na TV em capital político, tendo chegado a se aventurar como candidato em uma eleição presidencial. O fato curioso ocorreu em 1989.

Na época, o Partido da Frente Liberal (PFL) – que gerou o Democratas e, mais tarde, o União Brasil – articulou a candidatura de Silvio à Presidência por meio do PMB (Partido Municipalista Brasileiro), que oficializou o nome do candidato no dia 31 de outubro.

As pesquisas mostravam que a ideia era promissora. Segundo pesquisa do Datafolha, Silvio chegou a ter 14% das intenções de voto, empatando com Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Fernando Collor de Mello (PRN) estava na liderança.

Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impugnou a candidatura do dono do SBT por sete votos a zero. A Corte recebeu 18 pedidos de impugnação contra a chapa do proprietário do SBT.

Entre os motivos, estavam irregularidades no registro provisório do partido que lançou Silvio. Além disso, o apresentador não deixou o comando da emissora seis meses antes, como requer a legislação.

– Silvio Santos era inelegível por ser, de fato, dirigente de uma rede televisiva de alcance nacional, conquanto não constasse formalmente como seu diretor, e por ser a empresa concessionária de serviço público – disse o TSE.

Dessa forma, Lula avançou em direção ao segundo turno, concorrendo ao cargo de presidente com Collor. O petista foi derrotado naquele pleito, e Collor foi eleito com 46,96% dos votos.

Silvio também cogitou ser candidato à Prefeito de São Paulo, entretanto, a ideia chegou a gerar pancadaria em 1992. Acontece que parte do PFL apoiava o apresentador, e outra ala discordava. A briga inviabilizou a candidatura de Silvio pelo partido. A falta de apoio também impediu que ele ingressasse na política nas eleições de 1988.

Embora nunca tenha entrado efetivamente para o meio político, o dono do SBT teve um genro que tornou-se ministro das Comunicações do governo Jair Bolsonaro (PL). Trata-se de Fabio Faria, casado com a filha do dono do baú, Patricia Abravanel, que sucedeu o pai em programas do SBT.

Pleno News

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fachin defende diálogo sobre emendas e vê pressão também sobre Estados

Marcio Nunes

Lula convoca reunião extraordinária para tratar crise com a Venezuela

Raimundo Souza

Lula deve procurar presidentes de partidos na volta ao Brasil para avançar com reforma ministerial

Jamile Romano

Petecão assegura pavimentação de ruas em Porto Acre com investimento de R$ 1,4 milhão

Marcio Nunes

Reforma tributária acaba com R$ 200 bi de incentivos e deve estimular retorno de empresas a estados ricos

Raimundo Souza

Nova lei da aposentadoria deixa brasileiros em festa nesse final de ano!

Raimundo Souza