Publicado em 25/02/2026
O militar Alan Melo Martins foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto pelo acidente de trânsito que resultou na morte da dona de casa Silvinha Pereira da Silva e deixou o marido dela, José da Silva e Silva, gravemente ferido. O caso aconteceu no dia 19 de maio de 2019, na Estrada Dias Martins, em Rio Branco.
Durante o julgamento, o Ministério Público sustentou que houve homicídio doloso — quando há intenção de matar — e também apontou que o réu respondeu ao processo em liberdade. Já a defesa argumentou que se tratou de um acidente de trânsito, sem intenção de provocar a morte das vítimas.
Conforme a denúncia, o casal trafegava em uma motocicleta quando foi atingido pelo carro conduzido pelo policial militar. Laudo pericial indicou que o veículo estava a quase 130 km/h no momento da colisão. A acusação também afirmou que o condutor havia ingerido bebida alcoólica antes do acidente.
Ao longo dos debates, a defesa citou ainda uma investigação envolvendo policiais militares que atenderam a ocorrência, acusados de prevaricação e falsidade ideológica. No entanto, todos foram absolvidos pela Justiça.
Após dois dias de julgamento, o Conselho de Sentença decidiu pela condenação de Alan Melo Martins pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio. A pena foi fixada em 8 anos e 3 meses de reclusão, em regime semiaberto.
O período em que o militar permaneceu preso preventivamente — dois anos e 19 dias — foi abatido da pena total, o que permitiu a progressão imediata para o regime estabelecido na sentença.

