23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
GeralMundo

Ainda volátil, mercado suspira, com bolsas em alta. No Brasil, dólar cai

Publicado em 12/04/2025

Foto: Xi Jinping e Donald Trump – (crédito: Noel Celis/AFP e Anna Moneymaker / GETTY via AFP)

Um dia após a Casa Branca corrigir de 125% para 145% a taxação sobre os produtos chineses, Pequim elevou os impostos sobre os itens importados dos EUA, de 84% para 125%, a partir deste sábado. A nova retaliação chinesa fez com que investidores buscassem moedas de outros países, diante da perspectiva de que a economia norte -americana possa ser a mais prejudicada pela guerra comercial, o que fez o dólar cair frente a vários países.

No Brasil, a divisa norte-americana encerrou o pregão de ontem cotada a R$ 5,87 para a venda, com queda de 0,47% em relação à véspera. No acumulado da semana, registrou alta de 0,61% frente ao real e avançou 2,90% neste mês. A China tornou-se o principal alvo das medidas protecionistas do presidente norte -americano, Donald Trump, após o recuo do republicano na aplicação das tarifas de reciprocidade para os demais países por 90 dias em 10%.

”A imposição por parte dos Estados Unidos de tarifas anormalmente elevadas contra a China viola gravemente as normas comerciais internacionais, as leis econômicas básicas e o bom senso”, afirmou a Comissão Tarifária do Conselho de Estado chinês em um comunicado. Pequim anunciou também que apresentará uma demanda na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o tarifaço de Trump.

Em meio a esse embate entre as duas maiores economias do planeta, os riscos de recessão nos EUA e na economia global seguem elevados e não há perspectiva de quando as tensões vão diminuir, de acordo com os analistas. “A volatilidade nos mercados vai continuar presente nesses quatro anos do mandato de Trump. A visão dele é altamente equivocada na economia e em várias frentes. Ele não conseguiu fazer nada certo até agora. Tomou decisões prejudiciais aos Estados Unidos, e a recessão está contratada no começo deste ano e acho difícil o mundo escapar disso agora, especialmente os EUA”, afirmou Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados.

Na avaliação dele, essa guerra tarifária deflagrada pelo republicano não deve retroceder totalmente daqui para frente. “O Trump pode até recuar um pouco a atual tarifa sobre os produtos chineses, mas ela tende a ser menor do que 145%, mas não vai chegar a 20%. Isso vai fazer com que a China siga explorando novos mercados, exportando para outros países e ampliando o espaço financeiro”, acrescentou Vale.

No Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) acompanhou as bolsas norte-americanas e voltou a subir e encerrou o pregão com alta de 1,05%, aos 127.682 pontos. Contudo, na semana, registrou valorização de apenas 0,34% e, no mês, acumulou queda de 1,98%. Em Nova York, o Índice Dow Jones subiu 1,56% enquanto o Nasdaq, das empresas de tecnologia, avançou 2,06%.

De acordo com Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad, a escalada da guerra comercial entre EUA e China parece estar longe de um desfecho, com ambas as partes mantendo posturas rígidas e pouco inclinadas a realizar concessões a curto prazo.

Ele lembrou que, apesar de o dólar se enfraquecer globalmente – com o índice DXY recuando abaixo do nível de 100 pontos na sessão, menor patamar desde julho de 2023 –, o real não conseguiu se beneficiar do movimento de queda da moeda norte-americana. “Dentro deste contexto de incertezas, observa-se um fluxo internacional direcionado principalmente às moedas de países desenvolvidos, como o euro e o iene, enquanto divisas emergentes recebem menor atenção dos investidores, limitando uma valorização mais significativa do real”, afirmou.

CB

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pode até dar mastite: tapa-mamilo deve ser evitado por um grupo de mulheres

Raimundo Souza

Ministro declara que o Brasil terá todas as escolas públicas com internet até 2026

Raimundo Souza

Uma mulher ainda não identificada sumiu após saltar da ponte metálica Prefeito José Augusto, que integra duas cidades do Acre

Raimundo Souza

Juiz bloqueia ordem de Trump que acaba com cidadania por nascimento nos EUA

Marcio Nunes

‘Perdemos o líder religioso mais importante do século 21’, diz Lula ao se despedir de Francisco

Raimundo Souza

Rompimento de rede provoca vazamento de água no centro de Rio Branco e causa transtornos

Kevin Souza