Atualizada em 05/03/2025 15:00
Uma forte chuva atingiu Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, no início da noite desta terça-feira (4), deixando a cidade em alerta e provocando alagamentos em diversas áreas. O temporal causou transtornos em vários pontos, como ruas, estabelecimentos comerciais e até em serviços de saúde.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a força das águas que invadiram a cidade. Na Avenida Mâncio Lima, uma das principais vias do município, veículos ficaram quase submersos.
A chuva também causou danos à Maternidade de Cruzeiro do Sul, onde o forro do teto cedeu, fazendo com que a água invadisse o local. A água também entrou em um supermercado da região, causando prejuízos.
Outro ponto crítico foi a Praça Orleir Cameli, palco das festividades do Carnaval na cidade. A chuva atingiu fortemente a área onde estão instalados os estandes de vendas de bebidas e alimentos, afetando os empreendedores locais.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, se manifestou nas redes sociais e disse que apesar da preocupação com a enxurrada, a última note de Carnaval está mantida. “A gente tá preocupado porque teve essa enxurrada, isso de certa forma afetou a estrutura. Mas de acordo a com a avaliação feita não há risco para as pessoas e o Carnaval está mantido,” disse.
Fevereiro mais chuvoso em Rio Branco
A capital do Acre, Rio Branco, fechou o mês de fevereiro com 430,2 milímetros de chuva, segundo a Defesa Civil Municipal, e teve o segundo maior índice para o período dos últimos 11 anos. De acordo com o órgão, o esperado era de 299,5 mm, o que significa que choveu cerca de 43% a mais do que o estimado.
Do mesmo mês no ano passado para 2025, o crescimento foi de 52%. O índice só não é maior que o alcançado em fevereiro de 2018, que fechou com 624,40 mm.
[G1]