22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Agricultura familiar é destaque na Expoacre 2025 e produtores comemoram apoio da gestão municipal

Publicado em 02/08/2025

Assistência técnica, melhoria nos ramais e entrega de insumos foram destaques positivos entre os produtores de Rio Branco

“Campo rico, cidade rica; Campo pobre, cidade pobre” – é com essa frase que o prefeito da capital acreana, Tião Bocalom, define a importância do crescimento e fortalecimento do setor produtivo agrícola de Rio Branco.

Com ações implementadas pela gestão municipal nos últimos cinco anos e o apoio técnico por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, atualmente 2.400 famílias são atendidas pela prefeitura, o que tem fortalecido a agricultura familiar no município.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agropecuária tem refletido diretamente no aumento da produção agrícola e no impacto positivo na qualidade de vida das famílias atendidas. Em diversos polos agrícolas da cidade, os produtores têm se beneficiado com assistência técnica, entrega de insumos e apoio no escoamento dos produtos, além da garantia de transporte gratuito.

expoacre foto val fernandes 19
“A agricultura familiar é o que produz e coloca na mesa do consumidor”, afirmou Eracides. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Apoio à Agricultura Familiar

A agricultura familiar, que representa a base da produção alimentar no município, tem recebido atenção especial da gestão municipal. O secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, destaca os avanços no setor: “A agricultura familiar é o que produz e coloca na mesa do consumidor. O prefeito de Rio Branco tem um grande respeito pela agricultura familiar. Trabalhamos em Acrelândia com esse programa e estamos implementando melhorias aqui em Rio Branco, com calcário, adubo, mecanização e transporte gratuitos para os produtores. Isso resultou em uma grande melhora na qualidade da produção, com hortas bem adubadas e calcalhadas”, afirmou o secretário.

expoacre foto val fernandes 14
“A estrutura da feira está excelente, o espaço é grande e com muita novidade boa”, destacou Nilce. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A produtora rural Nilce Soares, moradora do Polo Belo Jardim, compartilhou a sua experiência: “A estrutura da feira está excelente, o espaço é grande e com muita novidade boa. O que mais estou vendendo é limão Taiti e a goma de primeira tem sido a mais procurada. A Prefeitura de Rio Branco tem nos ajudado muito, especialmente depois que perdi tudo em minha casa. O prefeito nos ajudou com a cesta básica e agora estou conseguindo recomeçar com as vendas aqui na feira”.

Suporte no escoamento dos produtos

A facilidade no escoamento dos produtos também foi um grande destaque. Francisco das Chagas, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Polo Hélio Pimenta, elogiou a logística oferecida pela prefeitura: “Hoje trabalhamos com hortas, frutas e legumes e a Prefeitura de Rio Branco nos dá toda a assistência necessária. A questão do transporte é um grande benefício, porque não pagamos o combustível do caminhão. Eles buscam os produtos em casa e os trazem de volta, o que tem sido um grande incentivo para nós”.

expoacre foto val fernandes 6
“Hoje trabalhamos com hortas, frutas e legumes e a Prefeitura nos dá toda a assistência necessária”, disse Francisco. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A população também aprovou a feira da agricultura familiar. A professora Mariane Lopes, que visitou o espaço, destacou a variedade e qualidade dos produtos.

“Eu acho que essa feirinha é um dos pontos altos da Expoacre. A variedade de produtos é enorme, muita coisa gostosa e criativa. As pessoas estão empreendendo e isso é muito importante. A goma daqui, me disseram, é uma das melhores que tem. Fiquei impressionada com a qualidade dos produtos e com a diversidade que encontrei aqui”.

expoacre foto val fernandes 17
“A feirinha é um dos pontos altos da Expoacre, a variedade de produtos é enorme, muita coisa gostosa e criativa”, expressou Mariane. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A gestão municipal tem se dedicado a promover a agricultura familiar, oferecendo apoio contínuo aos produtores, com benefícios que visam não apenas melhorar a produção, mas também assegurar o bem-estar e a qualidade de vida das famílias envolvidas no setor agrícola de Rio Branco.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Senado decreta luto oficial após acidente aéreo em Vinhedo

Raimundo Souza

Iapen prorroga prazo de inscrição para seleção de instrutores do treinamento de novos policiais penais

Jamile Romano

Curso de Gestão e Produção Cultural em Rio Branco proporciona capacitação gratuita para profissionais da área e interessados

Marcio Nunes

Devastada pelas águas do Rio Acre, Brasiléia tenta retomar normalidade

Marcio Nunes

Gladson Cameli Nas Redes: “Muito Trabalho, Investimento e Amor Pelo Acre”

Raimundo Souza

Em Porto Acre, Deracre inicia fase de lançamentos de vigas na ponte do Ramal dos Paulistas

Redacao