A declaração acima faz parte da comemoração da aluna Viliane Amorim da Silva, que estudava no antigo anexo da escola Limoeiro, localizada no município do Bujari. Agora, a realidade é diferente desde que um novo anexo foi inaugurado, juntamente com a escola Francisco Salustiano Cardoso II, da rede municipal de ensino daquele município nesta quinta-feira, 10.
A aluna, do nono ano do ensino fundamental, anos finais, recorda que era dificultoso chegar até a escola. “A gente tinha que sair no sol quente, mas agora melhorou cem por cento, agora vou estudar perto da escola. Antes, eu levada meia hora para chegar, agora faço o percurso para estudar em 10 minutos”, destaca.
Viliane tem o sonho de ser técnica de enfermagem e, na sequência, fazer a faculdade de veterinária. “Eu nunca imaginei ter uma escola como essa, estou para explodir de alegria e, inclusive, vou estimular meus colegas que desistiram para voltar a estudar”, declarou.
Ela não está sozinha nessa jornada. O aluno Thiago Borges de Andrade, que mora no mesmo ramal da Funtac e estudava também no antigo anexo, lembra que ia de bicicleta para a escola e chegava sempre suado. Ele sonha em ser policial. “Agora temos uma escola para estudar, está muito mais próxima e com transporte”, revela.
Quem também estudava no antigo anexo da escola Limoeiro é a aluna Janaína Magalhães Costa, do nono ano do fundamental anos finais. “Para o antigo anexo eu ia de cavalo, dava meia hora quando ia rápido e em torno de uma hora quando ia devagar, dependia muito do sol”, disse.
A partir de agora, Janaína não levará mais do que 20 minutos para chegar na nova escola. “Vai ficar muito melhor para estudar porque antes, no inverno, eu levava outra roupa porque chegava toda molhada e, por isso, pensei em desistir muitas vezes”, afirmou. Ela pensa em ser policial e está feliz com a nova escola. “Tenho um sonho e vou realizar”.
Não são apenas os alunos que comemoram o novo anexo da Escola Limoeiro. A professora Graciele Assis de Amorim, que tem uma turma multisseriada, disse que no antigo espaço as condições não eram boas. “Quando passava carro subia muita poeira e os alunos não estudavam direito”, explicou.
Mas agora tudo mudou. O novo anexo, segundo ela, tem salas adequadas, não tem “aquela quentura” para estudar e, além de tudo, tem também o transporte. “Era um sonho ter uma escola de qualidade e agora não vou ficar mais preocupada, vou ter mais tempo de trabalhar com os alunos”, disse.
Durante o ato de entrega da escola Francisco Salustiano Cardoso II, da rede municipal do Bujari e onde funcionará o novo anexo da escola, o secretário-adjunto de Administração da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), Reginaldo Prattes, destacou o esforço que tem sido feito para entregar boas estruturas para as comunidades escolares, não apenas no município do Bujari, mas em todas as escolas. “Estamos entregando a melhor estrutura dentro das nossas possibilidades”, afirmou.
[Agência de Notícias do Acre]

