25.8 C
Rio Branco
domingo, 12 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Aéreas podem se negar a embarcar animais de suporte emocional, diz STJ

Publicado em 14/05/2025

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as empresas aéreas não são obrigadas a transportar na cabine do avião animais de suporte emocional em voos nacionais e internacionais.

O caso foi decidido durante julgamento realizado nesta quarta-feira (14) pela Quarta Turma do STJ. Os detalhes do caso não foram divulgados porque o processo está em segredo de Justiça.

Animais de apoio emocional são aqueles que auxiliam pessoas com deficiência ou transtornos mentais. Conforme a decisão, diante da falta de lei específica, as companhias aéreas podem recusar o embarque de pets que não estejam nos padrões especificados pelas próprias empresas, como peso e altura.

Durante o julgamento, a ministra Maria Isabel Galotti, relatora do caso, disse que não é possível comparar o transporte de cães de suporte emocional e de cães-guia.

Para a ministra, a admissão de embarque de animais fora dos padrões estabelecidos pelas companhias coloca em risco a segurança dos voos e dos demais passageiros.

“Não há como comparar cães de suporte emocional, que não são regulamentados no Brasil, a cães-guia, os quais passam por longo e rigoroso treinamento, conseguem controlar suas necessidades fisiológicas, tem identificação própria, afim de dar suporte a pessoas com deficiência visual nos termos da lei”, afirmou.

O voto foi acompanhado por unanimidade.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ibovespa fecha acima dos 131 mil pontos em nova alta histórica; dólar cai a R$ 4,90

Marcio Nunes

Acordos do 8/1 chegam a 546, e outros 237 são condenados a 1 ano sem aceitar proposta da PGR

Raimundo Souza

CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

Jamile Romano

MEC pune mais de 50 cursos de medicina por desempenho insuficiente

Marcio Nunes

Microsoft oferece 5 mil bolsas gratuitas: inscrições encerram em 4 dias!

Raimundo Souza

Anvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico

Marcio Nunes