32.3 C
Rio Branco
sábado, 10 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre tem uma das menores esperas por consulta médica do país, aponta levantamento

Atualizada em 04/04/2025 16:29

O tempo médio de espera por uma consulta médica no Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre foi inferior à média nacional em 2024. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 3, pelo Brasil em Mapas, por meio de números do Ministério da Saúde obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI), os pacientes que buscaram atendimentos na rede pública de saúde do Estado esperaram em torno de 43 dias, enquanto a média nacional ficou em 57 dias.

A redução no tempo de espera no Acre reflete os esforços do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), para melhorar o atendimento à população e diminuir as filas no SUS. Medidas como a ampliação da oferta de consultas, a contratação de profissionais e a otimização do fluxo de agendamentos têm sido adotadas para garantir um atendimento mais ágil e eficiente.

Ainda segundo os dados, o Acre possui o tempo de espera abaixo até mesmo do Norte, com uma média de 55 dias, e de outras regiões do país, como o Centro-Oeste e o Sul, com 82 e 73 dias, respectivamente.

De acordo com o balanço, a população acreana também é beneficiada na rapidez em alguns serviços específicos da medicina. Na psicologia, por exemplo, os pacientes aguardam, em média, apenas 16,5 dias para serem atendidos, um tempo consideravelmente menor em comparação a outras regiões do Brasil.

Na enfermagem, o atendimento é ainda mais rápido, com um intervalo médio de apenas 3,2 dias, refletindo a eficiência do sistema de saúde local. Já na dermatologia, o tempo de espera é de 19,2 dias, também abaixo da média nacional, o que demonstra o esforço contínuo do Estado em oferecer um atendimento mais ágil e eficaz à população.

O titular da Sesacre, Pedro Pascoal, destaca o empenho do Estado em melhorar cada vez mais esses números: “Uma das políticas do governador Gladson Camelí é exatamente reduzir as filas de espera na rede pública de saúde. Com todos os investimentos feitos desde o início da gestão, estamos conseguindo alcançar essa meta cada vez mais rápido. O governo do Estado também tem nos dado suporte para levar os serviços à população do interior, que não precisa mais se dirigir até Rio Branco, dessa forma, agilizando cada vez mais as consultas. Esses números são reflexos do trabalho realizado”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Setor madeireiro reforça apoio à Prefeitura de Rio Branco para construção das casas do “1001 Dignidades”

Marcio Nunes

Com participação de Bolsonaro ao vivo e cerca de 10 mil pessoas; convenção oficializa candidaturas de Bocalom e Alysson

Marcio Nunes

Governo antecipará pagamento do adicional de férias e 50% da gratificação natalina a servidores públicos afetados pelas enchentes

Jamile Romano

Prefeito Tião Bocalom sanciona lei que veta contratação de condenados por crimes sexuais contra menores

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco recebe doação de roupas da Receita Federal para assistir famílias carentes

Raimundo Souza

Juntos pelo Acre leva Guarda-Roupa Social e cidadania a milhares de famílias no Juruá

Jamile Romano