23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre tem maior variação do país no volume de serviços nos três primeiros meses do ano, aponta IBGE

Publicado em 16/05/2024

Com 9,9% de aumento no acumulado do ano, o Acre teve a maior variação no volume de serviços do país, entre janeiro e março, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 14. O aglomerado do ano compara os índices acumulados nominais e de volume da receita bruta de serviços de janeiro até o mês do índice, com os de igual período do ano anterior.

O setor de serviços envolve alojamento, alimentação, serviços de informação e comunicação, audiovisuais, serviços administrativos, de transporte, técnico-profissionais e atividades imobiliárias, entre outros. Assurbanípal Mesquita, secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, destacou que o serviço tem sido um setor em ascensão.

“No ano passado, houve um incremento de 8 mil empregos, o que demonstra que o setor empresarial da área de serviços está em plena atividade e é muito impulsionado pelo fomento que o governo do Estado tem feito, na manutenção do salário e do 13º dos servidores em dia. Paralelo a isso, temos o agronegócio, que continua funcionando, as atividades industriais e os programas de incentivo para a indústria; então há que se registrar também que no fim do ano houve o crescimento de dois mil empregos”, enumera.

Mesquita atribui o índice positivo também a ações do governo e projetos que garantem a retomada da economia, após o período de pandemia. O principal potencializador do serviço, segundo o gestor, é a atividade econômica funcionando, como a construção civil, o crescimento da indústria e o agronegócio.

“O nosso ambiente de negócios está favorável. Temos registrado empresários de fora querendo investir no estado.  O Acre está trilhando esse rumo do desenvolvimento e, graças a Deus, a economia está dando resultado. O governador Gladson Cameli preconiza a liberdade de produção, o que dá uma condição para os empresários se sentirem seguros”, avalia.

Outra medida que tem impactado nos números positivos é a construção civil. Com obras de ampliação e reforma, empregos são gerados e, consequentemente, outros setores se beneficiam.

“Hoje temos vários investimentos acontecendo no setor da construção civil, impulsionados também pelo governo do Estado e que vem alavancando o setor de serviço, que tem sido o mais beneficiado nesse período”, completa.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Petecão celebra os 35 anos da Conab no Senado e defende fortalecimento da agricultura familiar

Marcio Nunes

Nível do Rio Acre sobe quase 20 centímetros nas últimas horas e passa dos 17 metros

Jamile Romano

Mailza defende o fortalecimento do protagonismo feminino para impulsionar economia regional

Marcio Nunes

Governo Federal reconhece situação de emergência em Rio Branco por causa da seca

Jamile Romano

Lula anincia investimento de 50 milhões para hospital univrsitáio no Acre

Marcio Nunes

Aluno de Plácido de Castro representa o Acre na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Redacao