28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre tem maior variação do país no volume de serviços nos três primeiros meses do ano, aponta IBGE

Atualizada em 16/05/2024 09:27

Com 9,9% de aumento no acumulado do ano, o Acre teve a maior variação no volume de serviços do país, entre janeiro e março, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 14. O aglomerado do ano compara os índices acumulados nominais e de volume da receita bruta de serviços de janeiro até o mês do índice, com os de igual período do ano anterior.

O setor de serviços envolve alojamento, alimentação, serviços de informação e comunicação, audiovisuais, serviços administrativos, de transporte, técnico-profissionais e atividades imobiliárias, entre outros. Assurbanípal Mesquita, secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, destacou que o serviço tem sido um setor em ascensão.

“No ano passado, houve um incremento de 8 mil empregos, o que demonstra que o setor empresarial da área de serviços está em plena atividade e é muito impulsionado pelo fomento que o governo do Estado tem feito, na manutenção do salário e do 13º dos servidores em dia. Paralelo a isso, temos o agronegócio, que continua funcionando, as atividades industriais e os programas de incentivo para a indústria; então há que se registrar também que no fim do ano houve o crescimento de dois mil empregos”, enumera.

Mesquita atribui o índice positivo também a ações do governo e projetos que garantem a retomada da economia, após o período de pandemia. O principal potencializador do serviço, segundo o gestor, é a atividade econômica funcionando, como a construção civil, o crescimento da indústria e o agronegócio.

“O nosso ambiente de negócios está favorável. Temos registrado empresários de fora querendo investir no estado.  O Acre está trilhando esse rumo do desenvolvimento e, graças a Deus, a economia está dando resultado. O governador Gladson Cameli preconiza a liberdade de produção, o que dá uma condição para os empresários se sentirem seguros”, avalia.

Outra medida que tem impactado nos números positivos é a construção civil. Com obras de ampliação e reforma, empregos são gerados e, consequentemente, outros setores se beneficiam.

“Hoje temos vários investimentos acontecendo no setor da construção civil, impulsionados também pelo governo do Estado e que vem alavancando o setor de serviço, que tem sido o mais beneficiado nesse período”, completa.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Governo comemora 20,8% de crescimento na geração de empregos e R$ 160 milhões em incentivos fiscais consolidados

Jamile Romano

Governador ressalta a importância da democracia durante abertura dos trabalhos na Câmara de Vereadores de Rio Branco

Jamile Romano

Prefeitura alerta famílias para atualização do CadÚnico para Programas Sociais

Jamile Romano

Governo emite nota pública sobre incêndio no centro de Rio Branco

Jamile Romano

A Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil Marina Silva lamenta o falecimento do ex-governador Flaviano Baptista de Melo

Raimundo Souza

Nota pública sobre impactos causados pela chuva na Fundhacre

Raimundo Souza