Publicado em 26/06/2025
Durante sua fala Cristovam Garcia, diretor de vendas governamentais da Makeone, destacou que “A inovação é um pilar da nossa Defensoria Pública no contexto atual. Estamos investindo na tecnologia porque sabemos que ela pode aproximar pessoas.” FOTO: Katiúscia Miranda
Agora está mais fácil e seguro falar com a Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), com um único canal de comunicação que está na palma da mão de praticamente todas as pessoas que usam um celular. Utilizar a popularização do WhatsaApp e desenvolver um chat que conecte com essa plataforma rendeu à Defensoria do Acre um destaque como case de sucesso no 1º Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação (CNTI), com foco no trabalho da Defensoria Pública em todo o Brasil.
A inovação que rompeu as barreiras geográficas do Acre e está proporcionando acesso à justiça de forma online foi possível por meio da parceria com a Makeone e a Rocket.Chat. Essas empresas estão atuando dentro da Defensoria Pública do Acre para aperfeiçoar as conversas via chat e possibilitando experiências de inovação para auxiliar tanto o público alvo, assistidas e assistidos, como as servidoras e servidores da instituição.
O case de sucesso foi apresentado durante palestra durante a programação do CNTI e do Enastic Defensorias – Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça iniciou nesta quarta-feira, 25 e segue até a próxima sexta-feira, 27, em Foz do Iguaçu, Paraná. Mais de 400 defensores e servidores de todo o país participam dos debates, promovidos com apoio da Defensoria Pública do Paraná.
No painel o gerente comercia da Makeone, Carlo Gibertini, exibiu casos de sucessos da Defensoria do Estado do Acre. FOTO: Katiúscia Miranda
Em seu momento de apresentação, os parceiros destacaram o caso da Defensoria do Acre como o mais avançado na categoria de Defensorias em todo o Brasil e já planejam visitar o estado para conhecer mais sobre especificidades do público assistido. “É magnífico quando o nosso trabalho com a inovação e a tecnologia alcança esse patamar de mudar a vida das pessoas. Promover acesso à justiça com essa plataforma tem nos orgulhado muito por fazer parte desse trabalho”, disse Cristovam Garcia, diretor de vendas governamentais da Makeone.
[Assessoria]