23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre tem a seca mais severa da Região Norte, aponta relatório da ANA

Publicado em 25/06/2025

O Acre foi o estado da Região Norte com maior severidade de seca no mês de maio, segundo o Monitor de Secas, plataforma da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. O levantamento divulgado nesta terça-feira, 24, mostra que a área com seca moderada no estado subiu de 18 para 20 por cento entre abril e maio.

Além do Acre, outros estados como Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina também enfrentaram altos níveis de seca. Em contrapartida, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Tocantins apresentaram sinais de melhora.

Nos estados de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe, o cenário permaneceu estável. O Pará segue livre da seca, enquanto no Amapá o fenômeno deixou de ser observado. Já em Rondônia e Roraima, a seca voltou a ser registrada em maio.

O relatório aponta que, apesar das cheias na Região Hidrográfica Amazônica, cerca de 31 por cento da área ainda apresenta condições de seca. A ANA explica que o contraste ocorre devido a chuvas nas cabeceiras dos rios, como no Peru e na Colômbia, que elevam os níveis dos rios mesmo em locais com pouca precipitação local.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

21 Dias de Ativismo: governo do Acre lança programa de enfrentamento à violência contra mulheres

Marcio Nunes

Energisa na Comunidade acontece neste sábado no Polo Wilson Ribeiro na Transacreana

Jamile Romano

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece força do empreendedorismo feminino no Acre

Marcio Nunes

Shows de Eric Land e Wesley Safadão encerram Expoacre Juruá com programação antecipada

Raimundo Souza

Governo do Acre participa do lançamento de marca que visa promover Xapuri como destino de visitantes de diversos lugares do mundo

Raimundo Souza

PCAC integra operação no Juruá e realiza prisão de brasileiros e peruano, com apreensão de 30 quilos de entorpecentes, munições e arma de fogo

Jamile Romano