23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre tem a seca mais severa da Região Norte, aponta relatório da ANA

Publicado em 25/06/2025

O Acre foi o estado da Região Norte com maior severidade de seca no mês de maio, segundo o Monitor de Secas, plataforma da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. O levantamento divulgado nesta terça-feira, 24, mostra que a área com seca moderada no estado subiu de 18 para 20 por cento entre abril e maio.

Além do Acre, outros estados como Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina também enfrentaram altos níveis de seca. Em contrapartida, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Tocantins apresentaram sinais de melhora.

Nos estados de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe, o cenário permaneceu estável. O Pará segue livre da seca, enquanto no Amapá o fenômeno deixou de ser observado. Já em Rondônia e Roraima, a seca voltou a ser registrada em maio.

O relatório aponta que, apesar das cheias na Região Hidrográfica Amazônica, cerca de 31 por cento da área ainda apresenta condições de seca. A ANA explica que o contraste ocorre devido a chuvas nas cabeceiras dos rios, como no Peru e na Colômbia, que elevam os níveis dos rios mesmo em locais com pouca precipitação local.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo, Sebrae e federações lançam agenda de negócios em expofeiras internacionais

Raimundo Souza

Empresários da indústria apostam na Expoacre para prospectar novos negócios

Raimundo Souza

Governador Gladson Cameli empossa mais 118 servidores na Saúde e ultrapassa 6,3 mil contratações no setor público nos últimos dois anos

Jamile Romano

Governo do Acre participa de workshop sobre controle do desmatamento na Amazônia, em Brasília

Marcio Nunes

Governo publica resultados finais do concurso da Polícia Militar

Jamile Romano

Governo recebe passaportes com vistos liberados para agentes de segurança pública que vão participar de curso da SWAT nos Estados Unidos

Raimundo Souza