22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre suspende queimas controladas por tempo indeterminado devido à seca

Publicado em 13/08/2025

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) decidiu interromper temporariamente a emissão de autorizações para queima controlada em todo o estado. A medida, anunciada nesta quarta-feira, 13, está prevista na Portaria nº 163/2025 e atende ao decreto estadual que reconheceu situação de emergência por causa da seca extrema e do risco de desabastecimento de água.

A suspensão será mantida enquanto persistirem as condições climáticas críticas. Situações consideradas imprescindíveis serão analisadas pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente e Florestas (CEMAF) e pelo Grupo Operacional de Comando e Controle, criado em 2024 para atuar em casos de crise ambiental.

O Imac alerta que ignorar a determinação constitui infração ambiental, sujeita a penalidades previstas nas leis federal e estadual, além de eventuais processos civis e criminais.

[KEVIN MORAIS]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em São Paulo, governador Gladson Cameli visita agência de atração de investimentos do Estado

Jamile Romano

Até as 15h deste domingo, o transporte coletivo será gratuito em Rio Branco.

Raimundo Souza

UFAC Abre Inscrições para Vestibular de Medicina 2026 com Bônus Regional

Raimundo Souza

Ieptec prorroga até domingo inscrições em processo seletivo para profissionais docentes da EJA

Jamile Romano

Balsa do Deracre chega ao Rio Caeté para garantir tráfego na BR-364

Jamile Romano

Marcus Alexandre diz estar confiante na vontade de mudança do povo dos bairros

Raimundo Souza