Atualizada em 09/07/2024 11:54
Com mais de dois mil quilômetros de fronteira com a Bolívia e o Peru, o Acre tem todo o seu território localizado na Floresta Amazônica e banhado por bacias hidrográficas, característica que funciona como isolamento natural dos municípios, mm desafio para a atuação da Segurança no combate ao crime no estado.
Visando à capacitação das forças especiais no combate à criminalidade nos limites territoriais, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou na manhã desta terça-feira, 9, a aula inaugural do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira (Cuef) no Palácio da Justiça, em Rio Branco.
O curso, que está em sua 17ª edição, acontece nos Estados que possuem fronteiras, e este ano, o Acre foi escolhido como sede para o evento, que se estende até o dia 22 de julho e tem como como objetivo propiciar aos profissionais das áreas de defesa, inteligência, fiscalização e controle aduaneiro as competências necessárias para que possam realizar suas atividades com mais qualificação, exercendo medidas preventivas e repressivas aos ilícitos que ameaçam as regiões fronteiriças.
O titular da Sejusp, coronel José Américo Gaia, destacou que “essa capacitação é uma medida de enfrentamento aos crimes de fronteiras, com operadores cada vez mais preparados para atuarem nas extensas faixas que cobrem o estado, áreas de fronteiras secas e molhadas”.
O coordenador do curso, capitão Edson Queiroz, explicou que a expectativa é que, ao fim do treinamento, os discentes estejam melhor preparados para prevenir e reprimir os delitos fronteiriços, com o aprimoramento de suas habilidades técnicas e estratégicas, bem como fortalecer a cooperação entre os estados participantes do treinamento.
[Agência de Notícias do Acre]